Espalhe por Whatsapp

Os 10 maiores jogadores da história do Boston Celtics

Renato Campos
Renato Campos
03 de Fevereiro

Nenhum time tem mais títulos do que o Celtics. O Lakers chega na cola, mas os 17 títulos da franquia de Boston só são realmente ameaçados pelos rivais de Los Angeles. Já parou para pensar que dificilmente você verá algum outro time chegar a quantidade absurda de titulos como estes dois?

Talvez seus bisnetos, mas ainda acho dificil.

Na segunda posição do Leste e fazendo uma bela campanha depois de alguns anos de processo de reformulação, o Celtics voltou a ocupar o topo da NBA. Ainda é cedo para analisar o que este elenco pode fazer nos próximos playoffs, mas o caminho tem sido bem trilhado sob o comando do ótimo técnico Brad Stevens.

A franquia foi fundada am Abril de 1950 e de lá pra cá muitos grandes jogadores contribuiram para a construção de sua história. Se formos papear sobre o assunto, iremos lembrar de Larry Bird, Bill Russell, Paul Pierce, Kevin McHale e também Kevin Garnett. Mas tem muita gente boa que pode ter sido esquecida ao longo destes 67 anos.

Pra contar essa história, vamos listar os 10 melhores jogadores que já passaram pelo Celtics baseado na pesquisa feita pelo site Fansided.

10. Ed Macauley

Image title

Esse cara chegou no Celtics justamente no ano de estreia da franquia. Foi seis vezes All-Star onde acabou conquistando o prêmio de MVP no ano de 1951. Ed também esteve por quatro vezes no melhor time da NBA. Em seis temporadas pelo time, teve médias de 18.9 pontos, 8.1 rebotes e 3.7 assistências em 38.5 minutos de média

09. Paul Pierce

Image title

Um dos pilares da história mais recente da franquia, Paul Pierce foi ícone da retomada do Celtics ao topo da NBA. Pierce chegou ao time no Draft de 1998, na décima posição. Fiel a camisa, o jogador precisou de 10 anos para ter seu primeiro título na liga. No Celtics, Pierce teve médias de 21.8 pontos, 6.3 assistências, 4.5 rebotes e 1.2 roubos de bola.

08. Kevin Garnett

Image title

Da mesma geração de Pierce, Garnett chegou ao Celtics por uma negociação feita com o Timberwolves em 2007. Em uma manobra bastante audaciosa, o time abriu mão de cinco jogadores e duas escolhas de Draft para ter o jogador em Boston. Foram eles: Al Jefferson, Ryan Gomes, Gerald Green, Theo Ratliff e Sebastian Telfair. Garnett acabou sendo o jogador defensivo da temporada 2007-08 e por lá chegou ao All-Star Game por cinco ocasiões. Em seis temporadas pelo Celtics, Garnett teve médias de 15.7 pontos, 8.3 rebotes, 2.7 assistências, 1.2 roubos de bola e ainda um toco por partida.

07. Bill Sharman

Image title

Bill chegou ao Celtics através de uma troca feita em 1951 com o então Fort Wayne Pistons. O jogador foi All-Star por oito vezes onde ganhou o MVP de 1955. Sharman é considerado um dos melhores arremessadores de lances livres da história da NBA, quesito que liderou por sete temporadas. Sharmann fez parte de quatro títulos do Celtics com médias de 19.8 em finais.

06. Kevin McHale

Image title

Kevin McHale jogou pelo Celtics por 13 temporadas. Ele foi selecionado pelo Wolves no Draft de 1980 na terceira posição, mas em uma negociação um dia antes da loteria, a escolha acabou ficando com o Celtics. McHale foi o sexto homem da NBA na temporada de 1983-84 e também na de 1984-85. Foi sete vezes ao All-Star e foi eleito por seis vezes para o melhor time defensivo da liga. McHale fez parte dos times que se sagraram campeões em 1981, 1984 e 1986. Por todo seu trabalho com a franquia, McHale teve médias de 17.9 pontos, 7.3 rebotes e 1.7 tocos por jogo.

05. Dave Cowens

Image title

Quando foi draftado na quarta posição da edição de 1970, a escolha foi considerada arriscada pelo jogador não ter uma estatura média para um pivô. Mas os 19 pontos e 17.2 rebotes de média em trÊs temporadas pela Florida State, fizeram com que a franquia apostasse alto no jogador. Em seu primeiro ano como profissional, Cowens foi eleito o calouro do ano ao lado de Geoff Petrie do Blazers. Já no ano seguinte, foi eleito o MVP da temporada. Cowens foi o líder do time campeão de 1974 e 1976. Em 10 temporadas, o jogador teve médias de 18.2 pontos, 14 rebotes, 3.9 assistências, 1.2 roubos de bola e um toco por partida.

04. Bob Cousy

Image title

Cousy foi uma lenda. Jogou pelo Celtics entre os anos de 1950 e 1963. Foi MVP da temporada 1956-57, foi por 13 vezes ao All-Star Game e ganhou por duas vezes o prêmio de MVP das temporadas de 1954 e 1957 e foi do primeiro time da NBA por 12 vezes. Cousy saiu de Boston com seis títulos e foi lider de assistências da liga por oito temporadas seguidas. O jogador se aposentou em julho de 63 e no seu histórico teve médias de 18.5 pontos, 7.6 assistências, 5.2 rebotes.

03. John Havlicek

Image title

Quando começou sua carreira pelo Celtics no ano de 1962, Havlicek era o sexto-homem do time de Red Auerbach. Anos depois que o jogador acabou se tornando o franchise player e consolidou seu nome na história da franquia. John foi All-Star por 13 vezes e por oito ocasioões foi escolhido para o melhor time defensivo da liga. Nas finais de 1974, foi eleito o MVP. Com oito títulos, Havlicek teve médias de 21.7 pontos em todas estas finais. Depois de 16 anos com o time, teve médias de 20.8 pontos, 6.3 rebotes, 4.8 assistências e 1.2 roubos de bola.

02. Bill Russell

Image title

Se você é torcedor do Celtics e não conhece Bill Russell, tem algo muito errado. Russell chegou a Boston em uma troca de dois jogadores para ter os direitos da segunda escolha do Draft de 1956. E foi uma das cartadas mais acertadas da história da franquia. Russell ganhou o prêmio de MVP por cinco vezes, participou de 13 All-Star Games, e por 11 vezes esteve no melhor time da liga e também no melhor time defensivo. O jogador liderou a NBA em rebotes por cinco temporadas e conquistou 11 títulos por lá. Após se aposentar como jogador, Russell chegou a ser técnico de mais dois títulos da franquia e teve uma campanha geral de 162 vitórias e 83 derrotas nas três temporadas que ficou no comando. Russell teve médias de 15.1 pontos, incríveis 22.5 rebotes e 4.3 assistências nos 13 anos que doou seu talento a franquia.

01. Larry Bird

Image title

Não é surpresa para ninguém que Larry Bird foi o melhor jogador que a franquia do Celtics já teve até agora. Draftado na sexta posição do Draft de 1978, Bird foi o calouro da temporada 1979-80 e por três vezes foi MVP da liga. Com aparição em 12 All-Star Games, acabou sendo agraciado com o MPV de edição de 1982. Por 10 vezes Bird esteve na seleção da NBA e esteve presente no time de melhores defensores em três oportunidades. Com três títulos pela franquia, Bird era um exímio arremessador de longa distância. Liderou a liga por duas vezes no quesito de 3 pontos e por quatro vezes foi o melhor nos lances-livres. Em cinco finais, Bird teve médias de 23.1 pontos, 11.6 rebotes, 6.0 assistências e 2.0 roubos por jogo. Bird se aposentou na temporada de 1991-92, fechando sua grande carreira com 24.0 pontos, 10.0 rebotes, 6.3 assistências e 1.7 roubos pelas 13 temporadas dedicadas ao time.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!