Espalhe por Whatsapp

Spalding: a fabricante de bolas da NBA é mais antiga que o basquete

06 de Junho

Você conhece a Spalding, fornecedora de bolas de basquete para a NBA e uma das marcas mais reconhecidas mundialmente como sinônimo de qualidade e tecnologia no esporte. Mas você sabia que a história desta marca é muito mais antiga que o próprio basquete?

O começo de tudo

Tudo começou no baseball. Em 1871, Albert Goodwin Spalding começou sua carreira como arremessador do Boston Red Stockings (atual Atlanta Braves), da National Association, que viria a ser a National League cinco anos mais tarde. Spalding liderou a liga em vitórias em todos os anos de sua carreira, e arremessava com uma bola que ele mesmo havia desenvolvido.

Image title

Em 1876, a primeira A.G. Spalding & Brothers abriu em Chicago, onde Spalding atuava como arremessador e dirigente do Chicago White Stockings. Ele começou a vender sua bola e ela se tornou a primeira bola padronizada das ligas de baseball, sendo utilizada na National League entre 1876 e 1976, e na American League entre 1889 e 1973. Em 1877, criou a primeira luva de baseball. Na mesma época, a empresa também desenvolveu o padrão de taco de baseball que se usa hoje. Em 1887, desenvolveu, ainda, a primeira bola de futebol americano

Image title

A primeira bola de basquete

A história com o basquete começa em 1894, três anos após a invenção do esporte pelo Dr. James Naismith, em 21 de dezembro de 1891, e dezoito anos após a fundação da empresa.

A Spalding, àquela altura, já era uma potência consolidada, fabricando também bicicletas, patins, máquinas de costura e armas. Foi a pedido do próprio Dr. Naismith que a empresa desenvolveu a primeira bola de basquete oficial da história. Depois de sua introdução, as regras oficiais do basquete passaram a incluir o comando de que “a bola fabricada por A.G Spalding & Brothers deve ser a bola oficial do jogo”.

Image title

A empresa seguiu crescendo e inovando. Em 1895, criou a primeira bola de voleibol do esporte. Em 1930, a primeira bola de golfe com centro líquido. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi uma importante fabricante de armas para o exército americano, em conjunto com outras empresas locais. Em 1968, criou a primeira bola de golfe duas peças, que se tornou a mais durável do esporte.

Parceria com a NBA

Apesar de todo esse sucesso, a empresa demorou para se firmar na NBA. A parceria entre a inventora da bola de basquete e a maior usuária de bolas de basquete do mundo só começou em 1983, quando a liga decidiu substituir as bolas da Wilson, que era sua provedora oficial desde 1967. Os anos 80 mudaram a história da NBA, e a introdução da icônica bola da Spalding foi mais uma destas mudanças. Com Magic Johnson e Larry Bird driblando a nova bola, todos foram elevados a um novo patamar, que apenas cresceria e tornaria a parceria mais forte, até os dias de hoje.

Image title

 No começo da temporada 2006-07, empresa e liga tentaram introduzir uma nova bola, feita com uma nova tecnologia de ligação dos elementos chamada Cross Traxxxion, e construída em material sintético, substituindo o tradicional couro. O experimento foi mal sucedido, com muitos jogadores reclamando que a bola se tornava muito lisa no decorrer do jogo, não quicava da mesma maneira, tinha um padrão diferente de trajetória ao bater na tabela e cortava os dedos dos atletas. NBA e Spalding voltaram atrás e a tradicional bola de couro foi reintroduzida em janeiro de 2007, sendo utilizada até hoje.

Em 2009, a empresa se tornou também fornecedora das tabelas utilizadas na liga. Hoje, mais de 140 anos após sua fundação, segue sendo uma das maiores potências esportivas dos EUA e a maior referência mundial para bolas de basquete, com produtos de reconhecida qualidade de construção e performance.

Image title



Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!