Espalhe por Whatsapp

5 times que podem oferecer uma troca por Russell Westbrook

Renato Campos
Renato Campos
09 de Julho

A era Paul George em Oklahoma City acabou. O companheiro de Russell Westbrook foi para o Clippers na manhã do último sábado em um golpe arquitetado por Kawhi Leonard, sinalizando mais uma baixa para o Thunder apenas três verões após a saída de Kevin Durant para a Bay Area.

O acordo de sexta-feira marcou um passo atrás para o Thunder, mas poderia desencadear uma reconstrução em grande escala no horizonte. Oklahoma City agora está armado com uma recompensa histórica de jogadores do Clippers junto com o promissor armador Shai-Gilgeous Alexander, o veterano Steven Adams e Danilo Gallinari em um contrato que expira. O GM do Thunder Sam Presti tem várias opções para adicionar picks, jovens prospectos ou criar mais espaço salaria. Mas o Thunder não vai mergulhar em uma reconstrução a menos que um jogador seja derrotado: Russell Westbrook.

Foi uma tumultuada temporada de 2018-19 para o ex-MVP. A dinâmica de Westbrook-George prosperou com Westbrook como um facilitador, deixando seus piores impulsos no vestiário. Os playoffs foram uma história diferente. Westbrook converteu apenas 36% dos seus arremessos e o Thunder perdeu para o Blazers em cinco jogos, marcando uma terceira saída consecutiva na primeira rodada para o Oklahoma City.

Será o fim da Era Westbrook em Oklahoma? Onde poderia o jogador pousar se Presti puxa o gatilho em um segundo movimento de blockbuster? Aqui estão cinco destinos comerciais potenciais.

New York Knicks

Depois de perder Kevin Durant, adicionar seu ex-companheiro de equipe seria a melhor coisa para o Knicks? Talvez não, mas esta poderia ser a jogada para salvar a cara de James Dolan e companhia no Madison Square Garden. O Knicks têm os ativos para um acordo em potencial, mesmo que tenham que esperar até o prazo final de dezembro ou de fevereiro. Nova York poderia oferecer aspectos de sua tentativa de acordo com Anthony Davis, incluindo Kevin Knox, Frank Ntilikina, Mitchell Robinson e as escolhas de primeira rodada adquiridas de Dallas na trade de Kristaps Porzingis. O Knicks também poderiam eventualmente balançar suas recentes aquisições de agentes livres, incluindo Julius Randle e Bobby Portis. A lista de contratos de dois anos adicionados à lista deve dar bastante flexibilidade a Nova York, caso os Knicks desejem fazer um acordo superstar.

Não está claro se a adição de Westbrook resultaria em qualquer sucesso notável em Nova York. Talvez ele pudesse canalizar sua forma 2016-17 e levar o Knicks aos playoffs; um Leste enfraquecido poderia ajudar sua campanha. Mas mesmo que as luzes do MSG permaneçam acesas até abril, a chegada de Westbrook não faria do Knicks um time candidato à título. A franquia provavelmente seria melhor servida pregando paciência com seu núcleo jovem, colocando toda a sua energia em R.J. Barrett e outras perspectivas. Mas o 'circo' do Knicks nunca parece terminar, e os ativos estão no lugar para fazer um acordo. Pelo menos Westbrook poderia adicionar um pouco de energia ao que atualmente é uma franquia sem vida.

Minnesota Timberwolves

Se o comércio de George é um verdadeiro indicador de que o Thunder deseja ficar mais jovem, Minnesota poderia ser uma de suas primeiras opçoes. Um negócio em potencial seria simples. Andrew Wiggins ainda poderia ser um franchise player, apesar de uma decepcionante campanha de 2018-19 e a questão salarial não seria tão complicada com Minnesota quanto as outras equipes.

Westbrook seria um fator chave no salto de Minnesota de volta à corrida dos playoffs no segundo ano da era Ryan Saunders. A dinâmica de Wiggins e Karl-Anthony Towns não floresceu na última temporada, enquanto Wiggins falhava e Towns não conseguia tirar Minnesota da lama do Oeste. Minnesota não tinha um parceiro de pick-and-roll adequado para Towns, já que a Derrick Rose operava em grande parte como uma banda de um homem só. Westbrook e Towns poderiam se tornar uma das mais dinâmicas duplas da liga, potencialmente levando o produto de Kentucky de volta à discussão da All-NBA. Um ano depois de perder Jimmy Butler, outra estrela comprovada poderia fazer sua estréia no Target Center no final de outubro.

Miami Heat

Pat Riley já foi a caça das estrelas uma vez neste verão e desembarcou Jimmy Butler em uma troca com a Filadélfia. Ele poderia fazer outro acordo para Westbrook? Miami nunca teve medo de perseguir estrelas, se candidatando a corridas (sem sucesso) em Kevin Durant e Chris Paul. O núcleo atual do Heat aparece cortado e precisa de um facelift. Westbrook poderia ser o novo rosto de South Beach.

Miami tem os ativos para desembarcar em Westbrook? Existe um caminho potencial para um acordo. Miami poderia enviar um pacote centrado em torno de Bam Adebayo e Justise Winslow para Oklahoma City, e Goran Dragic também poderia estar em movimento se o Thunder quisesse adquirir um antigo armador (embora um em um contrato expirante). Miami tem poucas compensações a serem oferecidas, apesar de Presti já estar se dando bem depois do acordo com George. Não há vantagem significativa no acordo para Oklahoma City na superfície, mas Miami pode fornecer um local de pouso no andar de cima se o Thunder estiver ansioso por uma reconstrução.

Boston Celtics

Boston pode ser o ponto de aterrissagem mais intrigante se Danny Ainge continuar a reformular a lista do Celtics. O Celtics poderia oferecer um potencial acordo em torno de Gordon Hayward e Jaylen Brown, escolhendo emparelhar Westbrook com o recentemente adquirido Kemba Walker. Ou eles poderiam esperar até 2020 e tratar de Westbrook como um upgrade se comparando a Walker. O Westbrook eleva o teto do Celtics de volta à conversa das finais. Ainge pode fazer sua segunda atualização na armação do time em três anos depois de trocar Isaiah Thomas por Kyrie Irving em 2017.

Há alguma razão para Oklahoma City considerar tal acordo? Walker poderia adicionar uma dose de estabilidade em meio a uma reconstrução, estabilizando o navio de forma semelhante ao seu tempo em Charlotte. Ele é um jogador que vai custar cerca de US$ 10 milhões a menos que a Westbrook a cada ano de seus respectivos acordos. Se uma nova era se aproxima, Walker é um forte candidato a ser o alicerce de Oklahoma City.

Orlando Magic

O Magic não é o local mais emocionante para Westbrook pousar, mas as duas equipes se alinham bem para uma possível trade. Orlando tem procurado um armador na última meia década e D.J. Augustin está longe da resposta a longo prazo, apesar de um 2018-19 surpreendentemente forte. Markelle Fultz ainda precisa provar que ele é um jogador da NBA viável antes de discutir qualquer minuto roubado, e o resto da lista de Orlando está repleta de alas e um excesso de jogadores de garrafão.

Oklahoma City poderia ver Jonathan Isaac em um possível acordo, bem como Aaron Gordon e seu contrato. Ou o Thunder poderia arriscar Mo Bamba, e o projeto de recuperação de Fultz poderia encontrar sua terceira equipe. O Magic também pode adicionar um fluxo de escolhas, aumentando o alcance de Presti para níveis ainda maiores. Westbrook pode não ser um motivo de muito entusiamos se estiver em Orlando, mas o Thunder se sairia bem caso a franquia escolher apertar o botão de reset.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!