Espalhe por Whatsapp

Camisa de “Pistol” Pete Maravich será aposentada pelo Atlanta Hawks

16 de Janeiro

O ala-armador Pete Maravich, conhecido como “Pistol Pete”, foi um dos atletas mais empolgantes a pisar numa quadra de basquete. Dono de passes e fintas desconcertantes, o inteligentíssimo jogador inspirou muitos jogadores que vieram depois dele, em diversas gerações, como Magic Johnson, Jason Kidd e Steve Nash, apenas para citar alguns.

Pistol Pete começou a impressionar já no basquete universitário, pela Louisiana State University, entre 1967 e 70. Até hoje muitos dos recordes que ele estabeleceu continuam de pé. Ele fez 3.667 pontos totais, com médias de 44,2 pontos por jogo. Teve um total de 28 jogos com mais de 50 pontos, e fez tudo isso ainda sem o advento da linha de três pontos, que só foi introduzida ao basquete da NCAA em 1987.

Até hoje, ninguém conseguiu bater estes recordes, e ele é reverenciado como um dos maiores atletas da história do basquete universitário.

Na NBA, foram 10 temporadas e 5 aparições no All-Star Game. Maravich nunca jogou por um time especialmente bom, e isto pode ter prejudicado seu legado. No entanto, ele é muito respeitado por seus contemporâneos e estudiosos do basquete, e é considerado o showman original da NBA. Ele revolucionou o basquetebol como arte, numa época onde poucos se atreviam a tentar fintas, dribles e passes diferentes. Ele foi o cestinha da liga em 1977, e jogou por Atlanta Hawks, New Orleans Jazz e Boston Celtics.

Infelizmente Maravich faleceu precocemente, aos 40 anos de idade, em 1988. Uma condição genética não descoberta lhe causou um mal súbito, sem tempo para socorro médico.

Agora, 29 anos após sua morte, o Hawks vai aposentar a camisa nº 44 que ele usou durante 302 jogos pela franquia, obtendo médias de 24,3 pontos, 5,6 assistências e 4,2 rebotes.

A camisa nº 7 que ele usou pelo Jazz já foi aposentada pela franquia, que hoje está em Utah. Pelo impacto que ele teve na comunidade de New Orleans, antiga sede do Jazz, o New Orleans Pelicans também aposentou o número, mesmo sem que Pistol Pete tenha jogado pela equipe. A LSU também concedeu a honraria e eternizou o uniforme utilizado pelo lendário atleta.

Pistol Pete Maravich foi um dos maiores gênios que o basquete já viu, e talvez um dos menos apreciados. Quem sabe esta homenagem do Hawks consiga dar um pouco mais de visibilidade aos feitos deste grande atleta para as novas gerações.

Confira 20 grandes jogadas de Pistol Pete

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!