Espalhe por Whatsapp

25 anos da aposentadoria da camisa do Magic Johnson pelo Lakers

16 de Fevereiro

Em 16 de fevereiro de 1992, o Los Angeles Lakers aposentou a camisa de um dos maiores jogadores de sua história. A camisa número 32 de Earvin “Magic” Johnson foi alçada ao topo do Great Western Forum, ginásio onde o Lakers mandava seus jogos, para fazer companhia a Jerry West, Elgin Baylor, Wilt Chamberlain e Kareem Abdul-Jabbar, os outros quatro lendários atletas a terem números aposentados com a franquia até aquele dia.

A homenagem, mais do que merecida, veio após um momento trágico. O armador anunciou que era portador do vírus HIV antes da temporada de 1991-92, o que chocou a NBA e o mundo do esporte. Na época, o vírus era relativamente novo e existia muito pouca conscientização sobre a importância de sua prevenção e tratamento. Isso fez com que muitos jogadores reagissem de maneira defensiva, pedindo que Magic fosse impedido de atuar na NBA, pois ainda existia algum preconceito sobre as maneiras de transmissão do vírus.

O Lakers então homenageou Magic, que havia vencido cinco títulos e três troféus de MVP pela franquia durante a gloriosa era do “Showtime” nos anos 80.

Apesar da aposentadoria, Magic retornaria às quadras duas vezes naquele ano. A primeira vez porque ele foi eleito para jogar o All-Star Game de 1992, em Orlando, e foi inclusive eleito MVP da partida. Depois, ao final da temporada, para jogar pela seleção dos EUA na Olimpíada de 1992, em Barcelona, na formação original do “Dream Team” que levou a medalha de ouro de maneira avassaladora e marcou o início da era onde os EUA passaram a enviar profissionais da NBA para competições internacionais.

Magic usou essas e outras oportunidades posteriores para se tornar um bem sucedido empresário e um dos maiores garotos-propaganda para conscientização sobre HIV e AIDS. Ele voltaria ao Lakers para um período como técnico em 1994 e como jogador em 1996, em tiros curtos. Ele passou um bom tempo como dono minoritário da franquia, graças a uma participação que o falecido dono Jerry Buss lhe concedeu numa renovação de contrato nos anos 80. Também fez alguns jogos com times suecos e dinamarqueses em 1999, e depois se tornou comentarista de TV. Recentemente, foi contratado por Jeanie Buss, filha do falecido Jerry Buss, para ser um consultor do Lakers no processo de reconstrução, e possivelmente vai assumir a montagem do elenco para as próximas temporadas. Nada mal para um atleta que ganhou tanto dentro de quadra e foi obrigado a interromper uma carreira de forma tão trágica antes do que deveria.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!