Espalhe por Whatsapp

Os pivôs da NBA estão de volta!

19 de Janeiro

Durante muito tempo na NBA, imperou uma velha máxima: grandes pivôs fazem grandes times. Isso porque é inegável a dominância que um jogador de maior estatura consegue exercer em quadra, desde que tenha habilidade.

No entanto, desde o declínio de Shaquille O’neal, Tim Duncan e outros desta geração, o basquete da NBA se viu carente de grandes jogadores da posição. Por um tempo, o limitado Dwight Howard foi considerado o melhor pivô da liga, muito pela falta de opções. Isso aconteceu porque o basquete mudou e aqueles pivôs mais brutos, sem refino técnico e principalmente sem chute de fora não tinha mais lugar nas rotações. A palavra de ordem em todos os esquemas táticos modernos é espaçamento, e ter um jogador sem capacidade de arremesso em quadra compromete demais o espaçamento.

Mas, alguns anos depois, a nova geração de jogadores se adaptou. Hoje vemos jovens pivôs com repertório ofensivo completo e que de maneira lenta, porém muito determinada, vêm conquistando espaço no topo da liga.

Se num passado recente tínhamos uma liga onde era difícil escolher pelo menos 5 pivôs de elite, hoje a tarefa difícil é restringir a lista dos melhores pivôs da liga.

DeMarcus Cousins, Karl-Anthony Towns, Joel Embiid, Andre Drummond, Rudy Gobert, Hassan Whiteside, DeAndre Jordan e Marc Gasol são jogadores fora de série que inúmeras franquias gostariam de ter em seu plantel. Além deles, temos atletas que vem fazendo temporadas de crescimento como Myles Turner e Jonas Valanciunas.

Se abandonarmos apenas a categoria dos pivôs de ofício e considerarmos os atletas que atuam primariamente dentro do garrafão, temos mais outra gama de jogadores espetaculares que atuam dentro da área pintada e podem ser considerados produtos desta nova leva de jogadores altos, como Blake Griffin, Anthony Davis, Kristaps Porzingis e até mesmo Kevin Love.

Não muito tempo atrás, era muito difícil ter um pivô confiável que conseguisse algo como 10 pontos e 10 rebotes de média, com boa defesa. Isso gerou a onda do Small Ball, primeiro com times como o Phoenix Suns de Steve Nash, depois com o Miami Heat dos “super amigos” LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, e atualmente com o Golden State Warriors.

Hoje o difícil é achar um bom pivô jovem que em alguns anos não vá ter média de 25 pontos, 10 rebotes e o status de franchise player. Muitos consideram os anos 90, de Hakeem Olajuwon, Patrick Ewing, David Robinson e Alonzo Mourning, entre outros, a Era de Ouro dos pivôs na NBA. Será que estamos diante de uma geração capaz de roubar este título?

Bora curtir alguns lances de alguns pivôs que mencionamos na matéria.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!