Espalhe por Whatsapp

Como será o amanhã? Jogadores da NBA explicam como é ter seus nomes envolvidos em rumores

Renato Campos
Renato Campos
23 de Fevereiro

Como todo bom torcedor, ficamos atentos aos rumores e torcendo que aquele grande jogador possa arrumar suas malas rumo ao nosso time. Faz parte do esporte. Faz parte da nossa rotina com a NBA. Mas por trás de tudo isso, temos os maiores protagonistas nessa história que por muitas vezes, sofrem até terem uma notícia oficial: os próprios jogadores.

Há alguns anos, um time da Conferência Leste fez uma série de trocas no meio da temporada e cada jogador que permanecia no elenco imaginava se poderia ser ele o próximo a ser negociado. Alguns destes jogadores que deixaram o time eram renomados na liga, fazendo com que o assunto dos que ainda estavam lá tomassem o tom de "se eles estão querendo trocar esses caras, nós podemos ser os próximos."

Todo jogador da NBA, teve seu sonho de criança realizado. Mas como fica a cabeça de um cara que é negociado e por algumas vezes acaba ficando mesmo sem time?

Quando jogadores são trocados, na maioria das vezes deixam suas famílias para trás e acabam vivendo em hotéis (obviamente pagos pelo time) até que tudo seja ajustado e o jogador realmente esteja adaptado a nova rotina. Até que tudo se acerte, deve ser um período bastante angustiante na vida de qualquer um.

Alguns ex-jogadores foram questionados sobre o sentimento de terem seus nomes envolvidos em rumores. Como isso pode afetar a produção em quadra e a vida do jogador como um todo?

Eu já vi dois tipos de situação. Tem caras que se esforçam mais do que o normal para mostrar o seu valor e também vi gente fazendo corpo mole. Sem dúvida mexe demais com a cabeça de qualquer jogador. É natural que alguns pensem, 'porque vou me esforçar demais por vitórias para este time, se daqui há alguns dias não estarei mais por aqui?' @CaronButler

Um sentimento comum entre os jogadores é de que sempre a honestidade deve prevalecer na relação jogador-diretoria. Alguns rumores são criados apenas para agitar o mercado, o que aumenta a tensão e o drama.

Tudo depende da forma como a diretoria se comunica com determinado jogador. Muitas das vezes, os caras querem apenas ouvir a verdade - não importa qual ela seja. O que irrita muito os jogadores é ter uma informação de dentro do time e depois descobrir que tudo foi feito diferente nos bastidores. @GarrettTemple
O que mais causa problema no entrosamento de um time, é quando a diretoria não é clara com seus jogadores. @JarnellSokes

Alguns jogadores entendem que estarem envolvido em rumores é apenas parte do negócio, e muitos entendem que podem ser trocados a qualquer momento.

A mentalidade da maioria dos jogadores da NBA é: Se você não está entre os dois melhores jogadores do seu time, você pode ser trocado. Qualquer um pode ser negociado nesta situação. Os jogadores sabem quem são os intocáveis, os caras que a diretoria está planejando criar um time ao redor deles. @DorellWright

Com todo esse clima, existe uma regra que todos os jogadores cumprem: dentro do vestiário, ninguém comenta sobre rumores.

Ninguém gosta muito de falar sobre o assunto. Cada um quer fazer o seu trabalho antes de receber aquela ligação. Nunca estive em um time que isso era conversado. Todo mundo sabe, mas ninguém fala nada. @DorellWright
Quando você é mencionado em um rumor e sua diretoria não comenta nada contigo, você fica pisando em ovos até o fim do prazo. Você pode até dizer que não está te afetando, mas você não para de pensar no assunto. @RashardLewis

Por muitas vezes, parece que tratamos a situação como apenas uma troca feita em uma temporada de NBA2k. Mas os jogadores se preocupam com o seu rendimento, se estressam ao pensar sobre o futuro e sabem o quanto sua família depende do seu sucesso. Até que este momento não chegue, muitos estão pensando como será o amanhã.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!