Espalhe por Whatsapp

4 jogadores que podem ser o próximo MVP da NBA

23 de Agosto

O prêmio de MVP da NBA é a maior honraria individual que um jogador pode obter. Mesmo sendo uma premiação individual, uma boa dose de sucesso do time tem que estar atrelada para que um atleta sequer seja considerado, então é possível dizer que a habilidade de fazer seus companheiros melhores é determinante na disputa do prêmio.

Tradicionalmente, o vencedor do prêmio é um atleta que, junto com seu time, demonstra melhora e uma narrativa vencedora em relação ao campeonato anterior. Por isso, é difícil que atletas como Steph Curry e Kevin Durant (Golden State Warriors), Kyrie Irving (Boston Celtics) ou Kawhi Leonard (Toronto Raptors) entrem no páreo, pois seus times já fizeram campanhas espetaculares na última temporada e nada além de uma temporada de recordes faria com que entrassem na disputa.

Nesta campanha, o espectro de candidatos deve ser um pouco mais abrangente, mas os principais nomes já parecem estar definidos.

LeBron James

Image title

Parece óbvio falar que o melhor jogador da liga é candidato a ser eleito MVP, mas não é. Justamente por sempre ostentar nível tão elevado, LeBron costuma ser subestimado nesta votação, pois o nível no qual ele atua já é considerado padrão. Ano passado ele teve uma temporada incrível, ofensivamente falando, e recebeu séria consideração que não recebia há alguns anos.

Nesta próxima temporada, porém, ele passa a ser jogador do Los Angeles Lakers. Com isso, terá a chance de liderar o Lakers de volta aos playoffs após cinco anos, recebendo ainda mais atenção da mídia. Uma campanha de LeBron em seus padrões normais de atuação, com o Lakers voltando bem aos playoffs, já pode coloca-lo na dianteira do prêmio. Detentor de quatro troféus da honraria, LeBron empataria com Michael Jordan e Bill Russell, donos de cinco MVPs, e ficaria a um troféu de empatar com Kareem Abdul-Jabbar, recordista na história do prêmio, com seis conquistas. Se brigar por um título pode ser difícil nesta primeira temporada com o Lakers, subir mais um degrau na escada dos MVPs pode ser um objetivo muito realista.

Anthony Davis

Image title

O astro do New Orleans Pelicans entrou na conversa para MVP da temporada passada após a lesão de DeMarcus Cousins, em janeiro. Precisando manter o Pelicans vivo na disputa por uma vaga nos playoffs, Davis assumiu a responsabilidade e o papel de protagonista do time, registrando médias em torno de 29 pontos, 11 rebotes, 3 tocos e muita presença defensiva desde que seu companheiro de garrafão viu sua temporada acabar por rompimento do tendão de Aquiles. Nos playoffs, Davis e o Pelicans surpreenderam e varreram o terceiro colocado do Oeste, Portland Trail Blazers, do All-NBA 1st Team Damian Lillard.

Para este ano, a expectativa é que Davis, de 25 anos, se mantenha no topo e lidere o Pelicans a mais uma boa campanha. Se mantiver o nível da metade final da última temporada, com o Pelicans alcançando uma boa colocação no Oeste, o monocelha é um fortíssimo candidato ao prêmio de MVP da NBA.

Giannis Antetokounmpo

Image title

Depois de ser eleito o jogador que mais evoluiu da temporada 2016-17, as expectativas para Giannis e o Milwaukee Bucks eram altíssimas no começo da temporada passada. Mas com trocas no decorrer da campanha, mudança de técnicos e um time sem encaixe, o Bucks ficou apenas na oitava colocação do Leste, apesar dos números espetaculares de 26,9 pontos, 10 rebotes, e 1,5 roubos de bola e 1,4 tocos de média que Giannis registrou.

Para 2018-19, no entanto, o cenário mudou bastante. O Bucks fez boas contratações para melhorar o elenco de apoio a Giannis, e contará com o comando do técnico Mike Budenholzer, eleito o melhor treinador da NBA em 2015. Budenholzer sabe montar times com um estilo envolvente e dinâmico, características que faltavam ao ataque do Bucks na última temporada. Neste cenário, Giannis vai poder mostrar toda sua versatilidade num time que não só deve fazer melhor campanha, mas também vai jogar num Leste que não tem mais LeBron James, o que transforma o grego em forte candidato a ser o melhor jogador da conferência. Uma campanha no nível individual do ano passado, somada a um desempenho do time na parte de cima da tabela do Leste certamente farão com que Antetokounmpo figure entre os candidatos a MVP da temporada.

James Harden

Image title

O atual MVP da NBA dificilmente vai repetir a temporada mágica do ano passado. O Rockets venceu 65 partidas, com Harden fazendo 30 pontos e 8 assistências de média, incluindo performances como o triple double de 60 pontos, 10 rebotes e 11 assistências, ou os 56 pontos e 13 assistências com 76% de aproveitamento dos arremessos.

Em tese, Harden se encaixaria na premissa que estabelecemos no começo do texto para Curry, Durant e os outros. Seu time já é muito bom e ele vem de um nível muito alto para ter uma narrativa forte a seu favor. No entanto, por ser o atual MVP, caso os outros três listados não cumpram os pressupostos que os colocariam como favoritos e o Rockets volte a ter ótima campanha com Harden no comando, ele certamente estará na conversa para levar o prêmio pelo segundo ano consecutivo.

É claro que outros jogadores e times podem ter temporadas espetaculares, e este é apenas um exercício de futurologia muito antes da temporada começar. Mas uma coisa é fato: qualquer jogador que desponte como candidato fora dessa lista, vai precisar nos impressionar bastante para entrar na conversa. Mas é seguro dizer que o prêmio de MVP, antes de mais nada, é sobre impressionar a audiência com grandes performances e vitórias.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!