Espalhe por Whatsapp

Conheça o novo campeão da BIG3

27 de Agosto

A BIG3, fundada em 2017, é uma liga de basquete 3x3 arquitetada por Ice Cube, astro do rap e dos filmes de Hollywood.

Composta em sua maioria por ex-jogadores da NBA, o formato 3x3 em meia quadra reflete ao mesmo tempo os playgrounds por todo o mundo e também o formato homologado pela FIBA para disputa da Olímpiada de 2020, em Tóquio, onde o basquete 3x3 passa a ser esporte olímpico.

Disputada no verão dos EUA, a liga chegou ao fim de sua segunda edição, sagrando um novo campeão: o Power.

Temporada Regular

Image title

No ano passado, o campeão foi o Trilogy, mas em 2018 o time formado por nomes de peso da NBA como Kenyon Martin, Al Harrington, Rashad McCants e o técnico Rick Mahorn ficou pelo caminho e sequer se classificou para os playoffs.

A BIG3 possui oito times, dos quais quatro se classificam para a próxima fase após uma temporada regular de oito semanas em oito cidades diferentes. Neste ano, a classificação ficou assim:

1º - Power – 7 vitórias e 1 derrota

Elenco: Corey Maggette, Cuttino Mobley ,Glen Davis Chris Andersen, Quentin Richardson, Ryan Gomes, Xavier Silas. Técnica: Nancy Lieberman.

2º - 3 Headed Monsters – 7 vitórias e 1 derrota

Elenco: Rashard Lewis, Reggie Evans, Mahmoud Abdul-Rauf, Jamario Moon, Kwame Brown, Salim Stoudamire, Qyntel Woods. Técnico: Gary Payton.

3º - 3's Company – 5 vitórias e 3 derrotas

Elenco: Baron Davis, Drew Gooden, DerMarr Johnson, Andre Emmett, Jason Maxiell, Dahntay Jones, Keith Bogans. Técnico Michael Cooper.

4º - Tri-State – 5 vitórias e 3 derrotas

Elenco: Jermaine O'Neal, Nate Robinson, Amar'e Stoudemire, David Hawkins, Robert Hite, Bonzi Wells. Técnico: Julius Erving.

5º - Killer 3's – 3 vitórias e 5 derrotas

Elenco: Chauncey Billups, Stephen Jackson, Metta World Peace, Alan Anderson, Ryan Hollins, Mike James, Josh Powell. Técnico: Charles Oakley.

6º - Trilogy – 3 vitórias e 5 derrotas

Elenco: Kenyon Martin, Al Harrington, Rashad McCants, James White, Dion Glover, Al Thornton, Derrick Byars. Técnico: Rick Mahorn.

7º - Ball Hogs – 1 vitória e 7 derrotas

Elenco: Brian Scalabrine, Josh Childress, DeShawn Stevenson, Andre Owens, Corsley Edwards, Jermaine Taylor. Técnico: Rick Barry.

8º - Ghost Ballers – 1 vitória e 7 derrotas

Elenco: Mike Bibby, Ricky Davis, Carlos Boozer, Lee Nailon, Marcus Banks, Mario West, Ivan Johnson. Técnico: George Gervin.

Playoffs

Passada a temporada regular, os playoffs aconteceram em duas fases. A primeira, no formato de semifinal, foi disputada na American Airlines Arena, em Dallas. Lá, o líder Power venceu o quarto colocado Tri-State por apenas dois pontos de diferença. As regras da liga estabelecem que o vencedor é o primeiro time a alcançar 50 pontos, sendo necessária diferença de dois pontos para acabar o jogo. Com o placar de 51 x 49 duramente conquistado no final, Power avançou para a decisão contra o 3’s Company, que teve vida mais fácil e passou pelo 3 Headed Monsters por 50 x 28.

Na grande decisão, o elenco do Power mostrou porque foi o líder da temporada regular. Sem dificuldades, a equipe controlou o jogo contra o 3 Headed Monsters no Barclay’s Center, no Brooklyn, liderando por 47 x 29 no intervalo. O 3’s company ainda montaria uma heroica reação, anotando 14 pontos antes que Mobley convertesse o arremesso da vitória, dando números finais à partida de 51 x 43.

Image title

Image title

Nancy Lieberman, que foi eleita a melhor técnica do ano na liga, foi também a primeira mulher a ser técnica de um time campeão em uma liga de basquete masculino. Conhecida como "Lady Magic", ela também é assistente de Dave Joerger no Sacramento Kings, e um dos maiores nomes da história do basquete feminino e da WNBA.

Completando a festa do Power, Corey Maggette foi eleito o MVP do torneio e o Capitão do Ano. Estes três são os únicos prêmios individuais que a liga distribui na atualidade, então a dominância da equipe do Power foi total.

Futuro

Depois de mais uma edição de sucesso, a BIG3 se consolida como uma liga de peso no basquete 3x3, e começa a se preparar para a edição de 2019 com novo ânimo. Nomes como Kobe Bryant, Manu Ginobili, Kevin Garnett e outros ex-astros da NBA foram alvo, em um momento ou outro, de especulação sobre participar da competição.

Cada vez mais a BIG3, que é transmitida nos EUA pela Fox Sports e tem como comissário o membro do Hall da Fama Clyde Drexler, se consolida como liga de referência no basquete 3x3 e destino de astros aposentados da NBA, mostrando que eles ainda têm muito a contribuir com o basquete.

Image title



Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!