Espalhe por Whatsapp

A primeira partida da história entre Lakers e Clippers em Los Angeles

30 de Julho

O ano era 1984. O Los Angeles Lakers era a sensação da NBA. Ao lado do Boston Celtics, o time estava em seu auge. Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar, Pat Riley e companhia estavam no meio de uma década onde se tornariam imortais da NBA, e talvez o time mais relevante da história do basquete no aspecto comercial. Los Angeles estava aos pés de Jerry Buss. 

Não muito longe dali, em San Diego, o Clippers se preparava para ir a Los Angeles, e já sabia que a sombra do futuro rival seria sempre algo a ser perseguido. Jogando no L.A Sports Memorial, a antiga arena do Lakers, isso seria ainda mais evidente. 

Naquela época, o Clippers sequer podia cogitar concorrer com o Lakers. Norm Nixon, que começou a carreira jogando com Kareem Abdul-Jabbar e foi campeão com o Lakers, foi trocado para o Clippers para dar mais espaço a Magic Johnson na armação do time e viveu os dois mundos. 

"Naquela época, ninguém queria jogar lá [no Clippers]. O nível de talento era muito baixo. Era bem difícil." - Norm Nixon.

Image title

O Clippers ainda sofreria por muitos anos, tendo enormes dificuldades em fazer temporadas vencedoras. Não a toa, o time tem o segundo pior retrospecto de todas as franquias ativas da NBA, com 1.610 vitórias e 2.360 derrotas em 39 temporadas. 

Tudo começou a mudar quando Steve Ballmer comprou o time, em 2014, e estabeleceu práticas de ponta na administração da franquia. Na última offseason, o Clippers foi o grande vencedor do mercado de contratações e adquiriu Kawhi Leonard e Paul George, dois astros de grandeza inimaginável para o time que se mudou para Los Angeles em 1984. 

Agora, os olhos de toda a NBA estão voltados para uma possível final do Oeste entre os rivais de LA, finalmente em termos de paridade. Sendo assim, é o momento ideal para relembrarmos a primeira partida entre as equipes, durante a temporada 1984-85. 

No auge de seus poderes, o Lakers tinha o poderoso quinteto titular com Magic Johnson, Michael Cooper, Kareem Abdul-Jabbar, James Worthy e Larry Spriggs, que apesar da titularidade jogava menos que Byron Scott, a quinta peça mais relevante do time. No banco, nomes como o ex-MVP Bob McAdoo, o Hall da Fama Jamaal Wilkes e jogadores marcantes como Kurt Rambis. 

Pelo Clippers, nomes como Norm Nixon e Bill Walton se destacavam, mas todos longe do melhor momento de suas carreiras. Nesta temporada, o Lakers terminaria com 62 vitórias e o título da NBA, enquanto que o Clippers venceria apenas 31 de seus 82 jogos. Apesar disso, o que se viu no L.A Sports Memorial foi uma boa partida, com vitória apertada do Lakers por 108 x 103.

Magic Johnson quase fez um triple double, com 17 pontos, 9 rebotes e 14 assistências, a maioria delas para auxiliar os 27 pontos de James Worthy. Do outro lado, o ex-Laker Nixon contribuiu com 20 pontos, e auxiliado pelos 17 pontos de Derek Smith, além dos 18 pontos do reserva Junior Bridgeman, mostrou ao novo rival que um dia estariam em pé de igualdade. Em 2020, esse dia chegou, e chegou também a hora de resgatarmos a história deste confronto. 


Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!