Victor Wembanyama, astro do San Antonio Spurs, não jogou em duas das partidas da pré-temporada antes do início da temporada 2024-25 da NBA. Talvez representando uma diferença significativa em relação ao mesmo período no ano passado, a ausência de Wemby no sábado à noite contra o Utah Jazz veio cinco dias após ele ficar de fora da estreia na pré-temporada contra o Oklahoma City Thunder.
Antes dos jogos, ao ser perguntado sobre quanto ele achava que jogaria, o atual calouro do ano por unanimidade respondeu com uma pergunta:
"Quanto eu joguei na última temporada?"
Quando o repórter disse que não sabia ao certo, Wemby brincou:
"Não posso responder isso", sugerindo que ainda não tem uma previsão de quanto jogará antes do início da temporada regular.
Única aparição de Wembanyama na pré-temporada até agora
O jovem fenômeno de 20 anos jogou por 23 minutos, marcando 11 pontos, pegando nove rebotes e dando três tocos na vitória por 107-97 contra o Orlando Magic. Ele também deu quatro assistências naquela noite, na segunda partida da pré-temporada dos Spurs.
"Estou apenas voltando aos hábitos. Já faz uns cinco, seis meses desde que joguei. Hoje foi o dia para experimentar," disse o pivô dos Spurs, referindo-se ao fim da temporada regular passada.
O técnico Gregg Popovich comentou que Wemby parecia bem, apesar de não ter jogado desde a derrota da França para os Estados Unidos na final olímpica em agosto.
"Victor e Chris [Paul] puderam jogar um pouco juntos. Isso é bom. Foi uma noite razoável," declarou Popovich.
Ainda no primeiro quarto contra o Magic, o recém-contratado Paul e Wemby protagonizaram uma jogada que os torcedores dos Spurs imaginavam desde a chegada do futuro Hall da Fama no início da agência livre.
"Foi bem natural. Foi uma boa jogada e ele tem feito muitas boas jogadas," disse Wemby sobre um alley-oop vindo do armador de 39 anos.
"É muito bom jogar com ele. Nesta pré-temporada, vamos tentar experimentar o máximo possível no pick and roll. Com certeza," continuou Wemby.
Incertezas sobre a pré-temporada
Este mês de outubro é bem diferente para Wembanyama em comparação ao mesmo período do ano passado.
"A diferença em relação ao ano passado é que foi minha primeira experiência. Eu realmente estava correndo pra lá e pra cá fazendo um monte de coisas," explicou o principal cestinha dos Spurs na última temporada.
"Agora, estamos tentando estabelecer uma cultura vencedora logo no início. Queremos começar o ano com força; não queremos levar 50 ou 60 jogos para entrar no ritmo. Tudo começa na pré-temporada. Claro que quero fazer parte disso e ajudar meu time da melhor forma possível."
Ainda não se sabe quanto Wemby participará dos jogos restantes da pré-temporada, ambos fora de casa, à medida que a franquia busca voltar ao topo.
"Isso também significa que vamos tolerar menos erros, especialmente os erros de novato. Tive um ano para entender um pouco mais sobre meu jogo, mas agora é hora de atender a certos padrões."
Resta ver como a pré-temporada se encaixa nessa busca.
Fique por dentro
NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs
NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic
Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson