O emocionante retorno de Lonzo Ball na vitória dos Bulls sobre os Timberwolves
17 de OutubroO armador do Chicago Bulls, Lonzo Ball, recebeu uma ovação de pé ao entrar em quadra no jogo de pré-temporada de quarta-feira à noite contra o Minnesota Timberwolves no United Center, marcando seu retorno ao basquete após 2 anos e meio afastado devido a dores crônicas no joelho esquerdo e cirurgias.
Ball entrou no lugar de Josh Giddey com 6 minutos e 8 segundos restantes no primeiro quarto e fez seu primeiro arremesso, uma cesta de três pontos no estilo catch-and-shoot no canto, apenas 30 segundos depois. Ball, que não jogava uma partida da NBA há 1.006 dias, atuou com uma restrição de 16 minutos.
Ele terminou com 10 pontos, acertando 4 de 6 arremessos em 15 minutos, na vitória do Bulls por 125 a 123 sobre o time de Minnesota.
Ball falou sobre a sua lesão que o deixou afastado por dois anos
Ball disse que seu joelho esquerdo estava bem na quarta-feira e que ele não pensou nisso durante a partida.
“Isso é algo positivo”, ele disse. “Eu não senti nada. Eu senti que estava me movendo bem. Agora é só questão de construir. Continuar fazendo isso noite após noite.”
Ball não hesitou em confirmar que jogaria na partida final da pré-temporada dos Bulls na sexta-feira contra o Cleveland Cavaliers.
“Sim, vou jogar na sexta com certeza,” ele disse. “Então, espero dar o mesmo esforço.”
Ball passou por três cirurgias no joelho
Ball passou por três cirurgias no joelho esquerdo para tratar a dor crônica que começou a sentir durante a temporada 2021-22, sua primeira nos Bulls. Ele foi limitado a 35 jogos naquela temporada antes de passar por substituições de menisco e cartilagem, e os Bulls estavam na primeira posição da Conferência Leste por 35 dias antes de Ball sofrer sua lesão.
As cirurgias no joelho foram consideradas procedimentos de último recurso para salvar sua carreira.
Nenhum jogador na história da NBA conseguiu o tipo de retorno que Ball está fazendo. Ele completará 27 anos em 27 de outubro e tem médias de 11,9 pontos, 6,2 assistências e 5,7 rebotes por jogo em mais de quatro temporadas.
Apesar do longo período fora, ele não se surpreendeu com sua eficácia na quarta-feira. Ball disse que ficou satisfeito com seus 15 minutos, que incluíram vislumbres de bom arremesso, visão de jogo, criação de jogadas e rotações defensivas de elite.
“Meu jogo é bem simples,” disse Ball. “Eu sei o que posso fazer em quadra. Não é muito complicado. Eu entro, dou bons minutos e espero contribuir para a vitória.
“Todas as jogadas instintivas, isso não vai embora. É mais sobre o jogo com a bola e superar os bloqueios como eu fazia antes; recuperar isso. Mas fora da bola, me sinto confortável.”
Ball pensou que não iria retornar ao basquete
Quando perguntado se duvidou que esse dia chegaria, Ball descartou a possibilidade e expressou confiança em sua capacidade de voltar a jogar.
“Para ser honesto, não,” ele disse. “Eu tinha o objetivo de voltar às quadras. E eu sabia que seria uma longa jornada, um longo processo. Mas tudo valeu a pena porque era isso que eu estava esperando. Estou apenas feliz que chegou e que finalmente posso sair e fazer o que amo.”
Seja bem vindo de volta, Lonzo!
Fique por dentro
NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs
NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic
Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson