A troca entre Warriors e Nets que faz o time de Stephen Curry voltar a sonhar
Renato Campos 18 de Setembro
Poucos times foram tão bem na offseason quanto o Golden State Warriors, mesmo que não pareça. Perder o Klay Thompson é complicado. Ele era um dos pilares da franquia e será o último a usar o número 11 na Bay Area. Dito isso, a saída do Klay nem chega a ser tão prejudicial em quadra. Na real, pode até ser uma melhoria colocar os 30 e poucos minutos dele nas mãos de Brandin Podziemski, Moses Moody e do recém-chegado De'Anthony Melton.
O Golden State ainda trouxe umas peças interessantes pro banco — Melton, Kyle Anderson, Buddy Hield — e viu o Steve Kerr e o Stephen Curry levarem a medalha de ouro em Paris. Antes disso, o Podziemski estava treinando com a seleção dos EUA, pegando experiência com os melhores jogadores do mundo durante metade do verão. Pode parecer exagero, mas dá pra ter uma certa dose de otimismo com esse elenco dos Warriors. Com um pé atrás, claro.
Talvez o mais animador seja o que o Golden State não fez. Eles tentaram contratar o Paul George com tudo, mas levaram um "não" na última hora. Depois, foi um longo vai e vem com o Lauri Markkanen, que também não rolou. Os Warriors acabaram não conseguindo adicionar uma segunda estrela na ala, mas a diretoria está claramente focada em aproveitar o máximo do finalzinho da carreira do Steph. E, convenhamos, faz todo sentido. Ele ainda é um dos cinco melhores jogadores da liga, fácil.
Ainda tem outras opções de troca no mercado por aí. O Golden State parece estar pronto pra agir quando a chance certa aparecer. E um dos alvos pode ser o Brooklyn Nets, que já começou a desmontar o elenco ao trocar o Mikal Bridges para o New York Knicks.
Próximo da lista? Cam Johnson.
Troca entre Warriors e Nets para colocar Cam Johnson ao lado de Stephen Curry e Draymond Green
Golden State Warriors recebem:
- Cam Johnson
- Shake Milton
Brooklyn Nets recebem:
- Andrew Wiggins
- Moses Moody
- Escolha de primeira rodada de 2026
Essa troca faz sentido demais pros Warriors. O Cam Johnson custa menos atualmente (US$ 23,6 milhões por ano) do que o Andrew Wiggins (US$ 26,2 milhões por ano). Então, além da melhoria em quadra, ainda dá um alívio financeiro pro time da Bay Area. Johnson também será bem mais fácil de negociar em futuras trocas, caso o a diretoria em San Francisco queira fazer uma grande movimentação antes do prazo final.
Claro, o time precisa pagar um preço pra trocar o Wiggins pelo Johnson. O Moses Moody está esperando sua chance de brilhar e deve receber essa oportunidade num time em reconstrução como os Nets. Além disso, o Brooklyn leva mais uma escolha de primeira rodada para a coleção deles. Essa troca pode render bastante para o Brooklyn a longo prazo, especialmente se o Wiggins conseguir se reencontrar em um novo ambiente.
Mas para os Warriors, vale a pena pagar um pouco mais pra trazer o Johnson, que é um arremessador de três muito mais consistente (39,1% na última temporada) e se encaixa perfeitamente no estilo de jogo do Golden State. Johnson se movimenta muito bem sem a bola, toma decisões rápidas ao atacar marcações e é um defensor bem competente no lugar de Wiggins.
O Shake Milton pode parecer só um "brinde" na troca, mas ele é mais um ala-armador versátil que pode adicionar um pouco de poder ofensivo à segunda unidade dos Warriors. Quem sabe o estilo de jogo ofensivo do Golden State não ajuda a tirar o melhor dele?
O Brooklyn, por outro lado, ganha um ex-pick de loteria e uma escolha futura, além da chance de ver do que Wiggins é capaz em um novo cenário. Os últimos anos foram difíceis para o Wiggins, mas todo time que quer brigar pelo título está atrás de alas 3-D confiáveis. Há apenas dois anos, ele era um All-Star. Ele é um bom jogador — afinal, foi uma primeira escolha do draft. O contrato dele parece ruim agora, mas o teto salarial da NBA está subindo e o Wiggins pode muito bem melhorar sua imagem como um dos principais veteranos no elenco jovem do Brooklyn.
No fim das contas, essa troca tem um potencial enorme pra ser vantajosa para os dois lados. Os Warriors dão um passo à frente na disputa acirrada da Conferência Oeste, e os Nets conseguem um bom pacote pra impulsionar a reconstrução deles.
Fique por dentro
Porque Austin Reaves desfalcou o Lakers na vitória contra o Bucks
NBA: A estreia de Klay Thompson pelo Mavericks
Pré-Temporada da NBA: Jogos ao vivo hoje! (11 de outubro)