Espalhe por Whatsapp

Celtics: Como a cidade de Boston irá homenagear a lenda da NBA Bill Russell

20 de Outubro

Há muitos níveis de grandeza no esporte profissional. Existe a grandeza de vencer prêmios. Existe a grandeza de ter a camisa aposentada. E, para alguns poucos, existe uma grandeza que transcende o mundo dos esportes, em grande parte porque o atleta cuja carreira está sendo avaliada também transcende o esporte. A lenda do Boston Celtics, Bill Russell, é um desses atletas.

A cada dia, o número de fãs de basquete que tiveram a experiência de ver Bill Russell jogar diminui, mas os fãs mais dedicados certamente conhecem, pelo menos superficialmente, o sucesso de Russell nas quadras. No entanto, o impacto de Bill Russell na cidade de Boston foi além das quadras. Ele teve um alcance profundo na cidade e em todo o país.

Por isso, a cidade de Boston planeja homenagear Bill Russell de uma forma adequada para alguém que trabalhou duro para unir diferentes grupos de pessoas.

"A cidade de Boston planeja imortalizar a lenda dos Celtics e ativista dos direitos civis, Bill Russell," escreve Kaley Brown do Boston.com. "Boston anunciou na sexta-feira que renomeará a ponte North Washington Street em homenagem a Russell, mudando o nome para Ponte William Felton 'Bill' Russell."

A cerimônia de 21 de outubro contará com a presença da viúva de Russell, Jeannine, muitos jogadores atuais e antigos dos Celtics, e a prefeita de Boston, Michelle Wu, que oficializará a renomeação. Wu fez questão de esclarecer que essa homenagem não é apenas uma honra pelo basquete.

"A renomeação da ponte honrará sua dedicação aos direitos civis e ao desenvolvimento da juventude e dos jovens atletas de Boston," disse o gabinete de Wu, de acordo com Kaley Brown.

Russell venceu 11 títulos com os Celtics

Russell venceu 11 títulos da NBA com o Boston Celtics como jogador, incluindo dois (1968 e 1969) como jogador-treinador de Boston, mas apesar de todo o seu sucesso sem precedentes em quadra, seu relacionamento fora das quadras com a cidade em que jogou e treinou foi severamente prejudicado pelos problemas de racismo na cidade. Mesmo no auge de sua carreira com os Celtics, Russell e seus companheiros negros de equipe não eram recebidos de braços abertos na cidade como seus colegas brancos.

Por esse motivo, Russell passou décadas sem retornar à cidade após sua aposentadoria, reconciliando-se apenas em 1999, quando voltou para a cerimônia de aposentadoria de sua camisa. Nos anos que se seguiram, Russell permaneceu uma figura respeitada e amada em todo o país, e uma figura pública na cidade que uma vez ele chamou de lar com relutância. Ele foi até homenageado com uma estátua na City Hall Plaza em 2013.

É adequado que, no momento da morte de Bill Russell, em 2022, ele tenha sido devidamente homenageado não apenas pela NBA, mas também em Boston. Esta distinção é mais uma prova de que Bill Russell transcendeu os limites do esporte, tornando-se uma figura importante na luta pelos direitos civis e pela justiça social.

Fique por dentro

NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs

NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic

Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!