Espalhe por Whatsapp

NBA: Os 5 mais poderosos Big3's da temporada 2021-22

Editoria Hoop78
Editoria Hoop78
Renato Campos
Renato Campos
24 de Fevereiro

Antes da temporada começar, muito se falava do Big 3 do Lakers e do Nets. Uma final entre eles foi muito esperada nos últimos anos, porém os dois times mal conseguiram colocar em quadra suas estrelas saudáveis por muito tempo e nunca sequer fizeram um duelo com todos eles.

Com pouco mais de 20 jogos para o final da temporada, o jornalista Greg Swartz do Bleacher Report, fez um lista dos cinco melhores Big 3 da atual temporada.

Swartz se preocupou em considerar os jogos em que as estrelas estavam saudáveis, e o quanto elas produziram dentro de quadra.

Vamos dar uma olhada.

5. Phoenix Suns

O Big 3: Chris Paul, Devin Booker e Deandre Ayton

Net Rating: Plus-7.2 em 694 minutos

Campanha: 26-6

Com 48 vitórias e 10 derrotas, o Suns está olhando pro resto da NBA lá do topo da montanha e tem uma vantagem confortável de alguns jogos para o segundo colocado Warriors.

A folga do Suns vem em um momento bastante importante, tendo em vista que Chris Paul vai desfalcar o time de 6 a 8 semanas com uma fratura no polegar.

O Suns é um dos poucos times que na verdade possui um Big 4, já que Mikal Bridges ganhou o direito de se chamar de estrela com sua defesa de alto nível e seu sólido jogo no ataque.

Como esperado, o Suns possui a melhor campanha de qualquer Big 3 nesta lista, mesmo que a classificação líquida do trio seja surpreendentemente modesta. Após as finais da temporada passada, este é um grupo carregado de confiança, talento e agora experiência. Se o jogo estiver remotamente perto nos últimos cinco minutos, registre isso como uma derrota para o oponente. Paul (+50,5), Ayton (+42,3) e Booker (+40,6) estão todos no topo da NBA em classificação líquida nos minutos finais do jogo.

Se Paul puder se recuperar completamente antes dos playoffs, o Suns terá um dos melhores Big 3s e Big 4s prontos para fazer outra final.

4. Milwaukee Bucks

O Big 3: Giannis Antetokounmpo, Khris Middleton e Jrue Holiday

Net Rating: Plus-11.5 em 492 minutos

Campanha: 24-7

O único Big 3 da lista que venceu um campeonato, não pode ser uma surpresa.

Antetokounmpo, Middleton e Holiday são absolutamente devastadores, especialmente na parte defensiva. Eles sufocam os adversários com seu tamanho e força, com Holiday fechando o perímetro, Middleton defendendo toda a ala e Antetokounmpo desempenhando o papel de protetor de aro itinerante. Os adversários marcam apenas 104,8 pontos por 100 posses quando todos os três estão em quadra.

Isso não tira os méritos do trio no lado ofensivo.

Antetokounmpo é o segundo na NBA em pontuação (29,4 pontos por jogo) e pode estar na fila para ganhar seu terceiro MVP se o Bucks conquistar o topo do Leste. Middleton foi um All-Star nesta temporada e é um dos apenas 12 jogadores com média de pelo menos 19 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e um roubo de bola na liga, e Holiday tem seu melhor aproveitamento de três pontos na carreira com 40,7%.

3. Utah Jazz

O Big 3: Donovan Mitchell, Rudy Gobert e Mike Conley Jr.

Net Rating: Plus-12.2 em 554 minutos

Campanha: 25-9

Com dois All-Stars nesta temporada, o Jazz mais uma vez ostenta um dos trios mais talentosos da NBA.

As lesões os limitaram a jogar em apenas 34 dos 58 jogos do Utah até agora. Se todos estivessem saudáveis, sua porcentagem de vitórias se traduziria em cerca de 60 vitórias em uma temporada de 82 jogos.

No entanto, Mitchell e Gobert o report de que eles não estariam tendo um bom relacionamento, de acordo com Brian Windhorst da ESPN, pode significar que este é o último playoff em que veremos os três juntos.

"E não é exagero sugerir que o Utah Jazz nos próximos anos será igual ao Utah Jazz nos próximos quatro meses. Quase não há mais período de carência para este grupo. Os urubus estão circulando. temos que fazer uma longa campanha nos playoffs nesta temporada ou o elenco pode parecer significativamente diferente na próxima temporada," disse Tony Jones do The Athletic.

Com Mitchell como o ponto principal no ataque, Gobert mais uma vez carregando a defesa e Conley guiando todos na quadra, o Big 3 de Utah ainda é bom o suficiente para ganhar um título, embora o tempo esteja certamente passando em Salt Lake City.

2. Miami Heat

O Big 3: Jimmy Butler, Bam Adebayo e Kyle Lowry

Net Rating: Plus-12.6 em 415 minutos

Campanha: 15-6

Não é de hoje que a diretoria do Heat sabe como montar um Big 3.

Esta última edição, liderada pelo sign-and-trade da offseason com Lowry, teve um começo fantástico enquanto eles puderam ficar em quadra. Até agora, o trio do Heat jogou menos de 36% da temporada juntos, mas ainda está empatado com a melhor campanha do Leste com 38-21.

Embora o ataque não seja exatamente elétrico, este é o melhor Big 3 defensivo da liga (94,5 rating) e provavelmente o mais difícil de enfrentar todas as noites. Uma série de sete jogos sob a marcação de Butler, Adebayo e Lowry vai desgastar a maioria dos adversários.

Tyler Herro também ganhou um lugar na mesa, já que deve ser o favorito para o prêmio de Sexto Homem do Ano com médias de 20,0 pontos, 4,8 rebotes, 3,9 assistências em 32,7 minutos.

Com uma classificação líquida de mais de 12,6 para um grupo que ainda está começando a jogar juntos, apenas um time teve um Big 3 mais produtivo até agora nesta temporada.

1. Boston Celtics

O Big 3: Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart (Robert Williams III)

Net Rating: Plus-13.9 em 693 minutos

Campanha: 22-12

Surpreendentemente, o melhor Big 3 da NBA reside em Boston nesta temporada, em algumas formas diferentes.

Tatum e Brown, que absolutamente não deveriam se separar tão cedo, destruíram oponentes, não importa com quem eles dividissem a quadra. Smart dá a esta dupla um baita de um defensor disposto a fazer sua oitava aparição nos playoffs em oito anos em Boston.

Trocar Smart por Williams da ainda um impulso maior para Boston, com Tatum, Brown e Williams vencendo os adversários por impressionantes 19,5 pontos por 100 posses em 715 minutos totais.

Derrick White também pode entrar na mistura com Tatum e Brown, trazendo um conjunto de habilidades semelhantes para Smart como um excelente defensor e passador.

Com um recorde de 9-1 em seus últimos 10 jogos e finalmente subindo para a 6ª posição no Leste, o Big 3 de Boston está esquentando na hora certa.

Enquanto um trio de Tatum, Brown e Smart possam não ter o glamour de outros, eles formam o Big 3 de maior sucesso até agora nesta temporada.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!