Com Stephen Curry e Andrew Wiggins fora devido a lesões, o técnico do Golden State Warriors precisou alterar sua escalação inicial contra o New Orleans Pelicans. Mas, além de substituir os dois titulares, ele decidiu ir além e, de forma controversa, também substituir Jonathan Kuminga, que estava saudável, na equipe titular.
A relutância ocasional de Kerr em utilizar jogadores jovens, especificamente Kuminga, é bem conhecida, embora a dupla estivesse trabalhando relativamente bem junta recentemente. No entanto, como parte de uma grande mudança nas escalações, Kerr optou por colocar Kuminga no banco antes da vitória de 124-106 em casa contra os Pelicans na terça-feira.
O experiente técnico do Golden State explicou o raciocínio por trás dessa decisão.
"Sem Steph e Wiggs, eu não queria começar com Trayce [Jackson-Davis], Draymond [Green] e JK,” disse Kerr após o jogo. “Eu queria um pouco mais de espaçamento. Sabia que seria um jogo para o JK. Sabia que ele jogaria bastante… isso é apenas sobre combinações e ter um pouco mais de espaçamento na quadra para começar.”
"É só uma questão de reorganizar a escalação para tentar colocar o melhor grupo de cinco jogadores em quadra.”
Jonathan Kuminga, do Warriors, fala após sair do banco contra os Pelicans
Em janeiro, após o Warriors desmoronar contra o Denver Nuggets, Kuminga teria “perdido a confiança” em seu técnico. O jovem ala, que tinha uma média de 28 minutos por jogo nas duas semanas anteriores, jogou apenas 19 minutos e ficou no banco pelos últimos 18 minutos da derrota para Denver.
Embora Kerr e Kuminga parecessem ter se entendido bem o suficiente para terminar a temporada — Kuminga teve média de 29,7 minutos para o restante da temporada após aquele jogo — o jogador de quarto ano não parecia particularmente satisfeito com a decisão mais recente de Kerr.
“Não foi minha decisão,” disse Kuminga na terça-feira. “Recebi uma mensagem de texto, foi assim que ia ser, e eu aceitei. O que eu deveria fazer… perguntar por que não estou começando? Essa é a decisão do técnico, e nós seguimos o que ele vai fazer.”
Na vitória por 18 pontos, Kuminga jogou 28 minutos, seu recorde da temporada, durante os quais registrou 17 pontos, 3 rebotes, 3 assistências, 2 roubos de bola e 1 toco. Anteriormente, ele havia jogado menos de 20 minutos em vitórias contra o Portland Trail Blazers e Utah Jazz antes de jogar 22 minutos em uma derrota por 8 pontos para o Los Angeles Clippers no domingo.
Kuminga, notavelmente, está prestes a se tornar um agente livre restrito na offseason, já que ele e o time não assinaram uma extensão antes do início da temporada. Enquanto os Warriors podem decidir esperar e potencialmente igualar uma oferta caso ela venha no verão, é possível que o Golden State opte por trocar Kuminga antes disso.
O ala de 22 anos certamente atrairia interesse de outros times, embora os Warriors possam estar determinados a manter Kuminga para oferecer a Curry, que já expressou seu desejo de continuar competindo por campeonatos, o melhor elenco possível.
Os Warriors enfrentarão novamente os Pelicans em casa hoje à noite. O jogo começa às 23h.
Fique por dentro
NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs
NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic
Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson