Espalhe por Whatsapp

Hip Hop x NBA: referências do jogo na vida dos rappers

Thiago Lucas
Thiago Lucas
05 de Novembro

A NBA e o Hip Hop se cruzaram várias vezes ao longo dos anos. Há quem diga que os jogadores da NBA querem ser rappers e os rappers querem ser jogadores da NBA. Você deve se lembrar do trabalho de Shaq como mc nos anos 90, dos clipes do NBA Action com a musica “Space Jam” do Quad City DJ's, “Winner” de Jamie Foxx com Justin Timberlake e T.I., e “Battle Scars” de Lupe Fiasco, que marcaram os play-offs de 2010 e 2012.

Esta ligação da música com o esporte, se referindo a NBA e Rap, se manifesta de diferentes formas, seja com dedicatórias ao jogo, como fez Kurtis Blow em "Basketball", ou homenagens aos jogadores, como as músicas “Kobe Bryant” de Lil Wayne, feita para o Black Mamba, e “Forever” de Drake, Kanye west, Lil Wayne e Eminem, dedicada a leBron James.

Referências a jogadores e ao jogo existem aos montes no Hip Hop. Vamos relembrar algumas delas.

J. Cole - "Return of Simba"

Letra: "Ced said, 'Look, my niggas, we got a foot in'/Being good is good, that'll get you Drew Gooden/But me, I want Jordan numbers, LeBron footin'/Can't guard me, Vince Lombardi, John Wooden."

Cole faz menção a Drew Gooden, um jogador de carreira estável, mas em seguida diz que melhor que ser Gooden é ser bom como Jordan ou LeBron. Também faz referência a treinadores lendários, Vince Lombardi, John Wooden, este último considerado o melhor treinador da história da NCAA.

Kanye West - "New God Flow"

Letra: "Went from most hated to the champion god flow/I guess that's a feeling only me and LeBron know."

LeBron e Kanye têm coisas em comum na trajetória de suas carreiras. Após fortes criticas e constrangimento público, ambos se recuperaram para alcançar novos níveis de sucesso em suas respectivas áreas.

Big L - “Deadly Combination”

Letra: “I be that young, pretty, fly, smooth, glorious kid / A Bad Boy, just like Notorious B.I.G / I Roc-a-Fella like Shawn Carter / With more game than Ron Harper / The bomb sparker rapper slash charm robber”

Um dos maiores sucessos de Big L é a música “M.V.P.”, onde ele diz que é o poeta mais valioso do microfone. Nesta rima que destacamos ele mostra toda sua habilidade lírica fazendo metáforas com seus colegas de música Biggie Smalls e Jay Z, e ao Ala-armador 3 vezes campeão da NBA, Ron Harper.

Jay Z - "Encore"

Letra: "As fate would have it, Jay's status appears to be at an all-time high/Perfect time to say goodbye/When I come back like Jordan, wearing the 4-5/It ain't to play games with you, it's to aim at you, probably maim you."

Em 2003 Jay Z anuciou sua aposentadoria e lançou o que era para ser seu último disco, o “The Black Album”. Mas nessa música “Encore” ele deixa uma dica de que voltaria, fazendo alusão a Jordan quando voltou da sua primeira aposentadoria em 1995 vestindo a camisa 45.

The Notorious B.I.G. - "Gimme The Loot"

Letra: "I'm slamming niggas like Shaquille/Shit is real/When it's time to eat a meal/I rob and steal."

Biggie, que teve uma morte precoce e trágica, era amigo pessoal de Shaq. Os dois colaboraram na versão remix de "You Can not Stop The Reign", música de O'Neal.

Fique por dentro

Shaq presenteia rapper com Rolls-Royce de 1 milhão de dólares

Como a NBA se incorporou ao DNA do Hip Hop

10 inesquecíveis músicas que marcaram a NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!