Veja o que Draymond Green disse sobre Doncic e o MVP
Draymond Green disse que Luka Doncic nunca vai ganhar o MVP por “cansaço de grandeza”. Dias depois, o astro do Lakers fez 52 pontos contra o Jazz.
Draymond Green disse que Luka Doncic nunca vai ganhar o MVP da NBA porque o público se acostumou com a grandeza dele. A tese saiu no podcast do ala do Warriors em 20 de outubro e foi repetida no vestiário, no dia seguinte. No domingo (25), Doncic fez 52 pontos, 8 rebotes e 10 assistências contra o Jazz.
- Doncic foi o cestinha de 2025-26, com 33,5 pontos por jogo, e terminou em 4º no MVP.
- Na pesquisa anual de gerentes gerais da NBA.com, ele não recebeu nenhum voto para MVP.
- Victor Wembanyama liderou a pesquisa com 77%, à frente de Nikola Jokic (10%) e Anthony Edwards (7%).
- Depois de três jogos, Doncic tem média de 34,3 pontos, e o Lakers está invicto.
O que Draymond disse sobre Doncic no podcast com Taylor Rooks
A frase veio no episódio de prévia da temporada do The Draymond Green Show, publicado na terça-feira (20), com a jornalista Taylor Rooks, apresentadora do NBA on Prime. Na rodada de palpites para MVP, Rooks escolheu Wembanyama e Draymond ficou com Jalen Brunson. Antes de votar, ele tirou dois nomes da disputa: Doncic e Jayson Tatum.
O Luka nunca vai ganhar um MVP na NBA. Este é o último ano em que ele ainda pode ganhar.
O argumento é de costume, não de talento. “Se o Luka tiver média de 34 pontos por jogo, vão dizer: ah, claro, o Luka tem média de 34 pontos”, explicou Draymond, que estendeu a conta a Tatum. “As pessoas se cansam disso. A mesma coisa aconteceu com o LeBron James. Ninguém me convence de que ele só merecia quatro MVPs.”
Leia também: Por que o Warriors começou a temporada 0-3
Draymond repete a tese no vestiário depois da derrota para o Lakers
Na quarta-feira (21), o Warriors estreou em Los Angeles e perdeu por 127 a 105, com Doncic somando 28 pontos e trocando provocações com o calouro Yaxel Lendeborg, como o Hoop78 contou em o que Doncic fez para irritar Lendeborg. Depois do jogo, Sam Amick, do The Athletic, perguntou a Draymond se um Lakers entre os quatro primeiros do Oeste mudaria o cenário. Ele balançou a cabeça.
Acho que, no fim das contas, ele sai prejudicado por isso. E provavelmente é um pouco injusto. Qualquer outro que fizer esses números sai com o MVP, tranquilo. Foi por isso que eu fiz a comparação com o Bron. Ele tem o quê, quatro MVPs? Você vai me dizer que ele não foi o melhor jogador da NBA por pelo menos dez temporadas? É cansaço de grandeza.
Na mesma conversa, ele explicou por que não vê saída para o rival. “Não, acho que não existe nada que ele possa fazer para ganhar. E, aliás, não é uma crítica a ele”, disse. “Ninguém vai se surpreender se o time do Luka Doncic terminar em quarto. Ninguém. Ele é bom desse jeito. Não existe o elemento surpresa.”
Os gerentes gerais da NBA deixaram Doncic fora da lista de MVP
A fala de Draymond chegou uma semana depois da pesquisa anual da NBA.com com os gerentes gerais da liga, feita de forma anônima. Wembanyama, Jokic e Edwards dividiram quase todos os votos para MVP, e Shai Gilgeous-Alexander, dono dos dois últimos troféus, e Tatum apareceram com o resto. Doncic não foi citado por nenhum dirigente.
O histórico pesa contra a lógica da pesquisa. Em oito temporadas, Doncic ficou entre os cinco primeiros na votação de MVP quatro vezes, e na última foi o cestinha da NBA. Para Amick, a falta de votos diz mais sobre a expectativa em torno do Lakers, que perdeu LeBron James para o Sixers nas férias, do que sobre o jogador.
Os 103 pontos de Doncic nos três primeiros jogos do Lakers
O exemplo hipotético que Draymond deu no podcast virou a conta real do começo de temporada. O que Doncic fez em cada noite:
| Adversário | Pontos |
|---|---|
Warriors vitória por 127 a 105, em 21/10 | 28 8 rebotes, 7 assistências |
Clippers vitória por 125 a 117, em 23/10 | 23 6 rebotes, 7 assistências |
Jazz vitória por 132 a 123, em 25/10 | 52 8 rebotes, 10 assistências |
São 103 pontos em três jogos, média de 34,3. Os 52 em Salt Lake City vieram com 17 acertos em 30 arremessos e 13 pontos nos quatro minutos finais, quando o Lakers virou um jogo que perdia por 18 no primeiro quarto. O relato completo está em Doncic faz em uma noite o que fez em duas.
Austin Reaves concorda com Draymond sobre o voto de MVP
Companheiro de Doncic, Austin Reaves ouviu do The Athletic o resultado da pesquisa e deu razão ao rival. “Você pode perguntar a qualquer um desses gerentes gerais se eles querem o Luka no time, e eles vão ficar com ele”, disse. “Tem muita verdade no que o Draymond falou. O Luka faz o que faz há oito anos, e quando ele faz, não existe o fator uau.”
Reaves detalhou o efeito no placar de cada noite: “Você olha a súmula depois do jogo e pensa: ah, ele fez 35. Então quando ele faz 40, ninguém fala: caramba, ele fez 40! É tipo: ah, ele fez o que faz toda noite.” E deixou uma porta aberta: se o Lakers terminar em terceiro ou quarto e Doncic mantiver o nível, ele vê possibilidade.
Draymond, por enquanto, segue do outro lado da tabela. O Warriors perdeu os três primeiros jogos, e o veterano ficou fora da derrota de sábado (24) em Phoenix, por dores na lombar. O Lakers soma 3 vitórias em 3 jogos, e Doncic já tem uma noite de 52 pontos na temporada: o tipo de número que, pela tese de Draymond, não vai mais surpreender quem vota.
Veja também: Jogos da NBA hoje: horários e onde assistir
Fontes: The Draymond Green Show publicado em 20/10/2026, com o corte da fala de Doncic no canal do programa em 21/10/2026; falas de Draymond Green e Austin Reaves na reportagem de Sam Amick no The Athletic, de 23/10/2026; pesquisa de gerentes gerais da NBA.com 2026-27; placares e estatísticas dos três jogos do Lakers e do Warriors conferidos na ESPN.
Por Redação Hoop78. Como apuramos e corrigimos: política editorial.









