Pular para o conteúdo
Hoop78

GP dos EUA de F1: o que falta para Antonelli ser campeão

Antonelli venceu o GP dos EUA de F1 em Austin, mas o título ficou para depois. Veja o resultado, a conta do campeonato e o que Bortoleto fez.

25 de outubro de 2026 4 min de leitura
GP dos EUA de F1: o que falta para Antonelli ser campeão
Foto: Kym Illman/Getty Images, via ESPN
Compartilhar

Kimi Antonelli venceu o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 neste domingo (25), em Austin, de ponta a ponta: largou na pole e cruzou a linha mais de 15 segundos à frente de Charles Leclerc. Max Verstappen completou o pódio. A vitória ainda não deu o título ao italiano, que agora tem 123 pontos de vantagem.

Direto ao ponto
  • George Russell, o vice-líder, terminou em 8º e somou só 4 pontos.
  • Verstappen, Leclerc e Norris saíram de Austin sem chance matemática de título.
  • Gabriel Bortoleto largou em 22º, o último, e terminou em 13º.
  • Isack Hadjar foi o 6º e chegou a 105 pontos no campeonato.

O resultado do GP dos EUA de F1

Foram 56 voltas no Circuito das Américas, com a Mercedes de Antonelli na frente desde a largada e a Ferrari dividindo o resto do pódio com a Red Bull.

PilotoChegadaPontos
Kimi Antonelli
Mercedes
1º25
Charles Leclerc
Ferrari
2º18
Max Verstappen
Red Bull
3º15
Lewis Hamilton
Ferrari
4º12
Lando Norris
McLaren
5º10
Isack Hadjar
Red Bull
6º8
Oscar Piastri
McLaren
7º6
George Russell
Mercedes
8º4
Liam Lawson
Racing Bulls
9º2
Pierre Gasly
Alpine
10º1
Gabriel Bortoleto
Audi
13º0

Leclerc largou fora dos três primeiros e terminou em 2º, e Hamilton, que saiu em 5º, ganhou uma posição. Verstappen, que dividiu a primeira fila com Antonelli, ficou com o 3º lugar, e Hadjar, 3º no grid, caiu para 6º. Russell, que largou em 6º, perdeu duas posições e foi o pior dos candidatos ao título.

Leia também: O troféu do GP de São Paulo e o boné que Hamilton vai usar

Por que Antonelli ainda não é campeão

Para fechar a conta já no Texas, Antonelli precisava vencer e torcer por duas coisas ao mesmo tempo: Russell do 9º lugar para trás e Hamilton do 5º para trás, como mostramos na classificação da F1 antes de Austin. Ele fez a parte dele, mas Russell terminou em 8º e Hamilton em 4º.

PilotoPontosDiferença
Kimi Antonelli
Mercedes
365líder
George Russell
Mercedes
242-123
Lewis Hamilton
Ferrari
241-124
Max Verstappen
Red Bull
236-129
Charles Leclerc
Ferrari
233-132
Lando Norris
McLaren
211-154

Faltam cinco corridas, sem sprint, e 125 pontos em jogo. Russell, a 123, e Hamilton, a 124, são os únicos que ainda podem alcançar Antonelli. Verstappen ficou 129 pontos atrás, Leclerc 132 e Norris 154, e os três já não têm como passar o líder.

O que falta para Antonelli ser campeão no México

A próxima etapa é o GP do México, no domingo, 1º de novembro. Antonelli é campeão lá se sair da Cidade do México com pelo menos 100 pontos de frente sobre Russell e Hamilton, porque aí sobram só quatro corridas. Na prática, basta terminar à frente dos dois, ou perder para eles no máximo 23 pontos. Em caso de empate de pontos no fim do ano, o desempate é pelo número de vitórias, e a conta da ESPN dá nove a Antonelli e três a Russell.

Existe ainda um atalho fora da pista. Segundo a ESPN, os GPs do Catar e de Abu Dhabi, marcados para o fim de novembro e o começo de dezembro, correm risco de cancelamento por causa da guerra entre Estados Unidos e Irã, e o plano B da F1 é fazer uma etapa só em Ímola no lugar das duas. Nesse cenário, a temporada perderia uma corrida, e os 123 pontos de vantagem já seriam maiores que os 100 em jogo.

Com 20 anos, Antonelli pode passar Sebastian Vettel, campeão aos 23, como o mais jovem da história da categoria. Ele venceu de novo depois do 3º lugar em Singapura, como contamos em Verstappen vence em Singapura, e Antonelli encosta no título.

Bortoleto ganha nove posições, mas a Audi fica sem pontos

Gabriel Bortoleto foi o 13º na classificação de sábado e largou em último por causa de uma punição. No domingo, passou nove carros e terminou em 13º, logo atrás do companheiro Nico Hülkenberg, que foi o 11º. Nenhum dos dois pontuou, e o brasileiro segue com 10 pontos no campeonato, em 15º.

Para quem perdeu a corrida, que não passou ao vivo na TV aberta por causa da cobertura do segundo turno, a Globo exibe um compacto neste domingo à noite, depois do Domingo Maior.

Veja também: F1 2026: calendário, classificação e próxima corrida

Resultado e ordem de chegada conforme a ESPN; risco de cancelamento das etapas do Oriente Médio e plano de Ímola conforme a ESPN, em 25 de outubro de 2026; pontuação do campeonato calculada pelo Hoop78 a partir da tabela da ESPN antes da corrida e dos pontos deste domingo.

Por Redação Hoop78. Como apuramos e corrigimos: política editorial.

Leia também

Ver tudo sobre F1