O Utah Jazz não tem planos de trocar o ala All-Star Lauri Markkanen, frustrando de vez o interesse do Golden State Warriors. A informação foi divulgada por Tim MacMahon, da ESPN, que cravou: o finlandês segue sendo peça central no futuro da franquia de Salt Lake City.
Jazz mantém Markkanen no centro do projeto
Com a saída de veteranos como Jordan Clarkson, John Collins e Collin Sexton nesta offseason, muitos acreditavam que o Jazz abriria mão de mais nomes experientes para acelerar o processo de reconstrução. Mas, segundo MacMahon, isso não inclui Markkanen.
“Seria exagero chamar Markkanen de intocável, mas a franquia ainda o projeta como peça-chave do núcleo futuro.”
Markkanen renovou com o Jazz em agosto de 2024 por cinco anos e US$ 238 milhões, o que o tornou inelegível para trocas até o fim da última temporada. A equipe, no entanto, não vê o contrato como um problema, pois conta com diversos atletas em acordos de novato.
Warriors tentaram incluí-lo em grande troca
Durante a offseason de 2024, o Warriors tentou adquirir Markkanen, mas esbarrou em um ponto delicado: a inclusão de Brandin Podziemski. A diretoria de Golden State se recusou a envolver o armador em sua segunda temporada na negociação, o que esfriou as conversas.
“Joe [Lacob] me disse: ‘Você não tem nada com que se preocupar. Você é uma prioridade aqui’”, revelou Podziemski ao The Athletic. “Foi muito bom ouvir isso, especialmente sendo jovem. Me senti valorizado.”
Mais tarde, Draymond Green comentou sobre o rumor com ceticismo: “Poderia ter sido um desastre. A gente nunca viu o Markkanen aqui, então é impossível saber como seria.”
Markkanen segue em alta mesmo sem ser negociado
Mesmo sem a troca, o finlandês segue valorizado. Na última temporada, teve médias de 19,0 pontos, 5,9 rebotes e 1,5 assistências. A expectativa em Utah é que ele continue como referência quando a franquia voltar a disputar o topo do Oeste.
Segundo a ESPN, uma oferta pelo jogador teria que ser “muito acima da média” para sequer iniciar uma conversa com o front office do Jazz — e, por ora, esse cenário não parece próximo.
Rumores da NBA: Warriors e Jazz
- O Jazz está mesmo decidido a manter Lauri Markkanen?
Sim, segundo a ESPN, a franquia não tem intenção de negociá-lo e o vê como peça central do futuro. - Por que a troca com o Warriors não aconteceu?
O Warriors se recusou a incluir Brandin Podziemski no pacote, o que esfriou as conversas. - Markkanen pode ser trocado no futuro?
Em teoria sim, mas Utah só consideraria uma proposta muito vantajosa e fora dos padrões atuais. - Qual o contrato de Markkanen atualmente?
Ele assinou uma extensão de cinco anos por US$ 238 milhões em agosto de 2024.