LeBron James nunca faz nada sem propósito. Por isso, quando o astro do Los Angeles Lakers e a Nike lançaram o mais recente comercial do jogador, muitos começaram a interpretar possíveis sinais sobre o futuro do maior pontuador da história da NBA.
O que diz o comercial da Nike?
Oficialmente, a peça publicitária promove apenas o novo tênis de LeBron. Porém, no podcast The Hoop Collective, da ESPN, Brian Windhorst, Tim Bontemps e Tim MacMahon levantaram a hipótese de que poderia se tratar de uma prévia de um possível anúncio de aposentadoria. Windhorst, referência em notícias sobre LeBron, resumiu: “Alguns interpretaram como o começo do anúncio da aposentadoria. Eu, sinceramente, acho que nem ele sabe ainda. É ano a ano”.
He is the Forever King.
— Nike Basketball (@nikebasketball) September 1, 2025
The LeBron XXIII arrives soon. Prepare to behold the greatness. pic.twitter.com/ovSMUdSVM8
Contrato e possibilidades
Pela primeira vez na carreira, LeBron está entrando no último ano de contrato. Isso abre todas as portas: renovação com o Lakers, mudança de time ou aposentadoria. Windhorst destacou que a decisão parece ainda não estar tomada de forma definitiva.
Fator físico ou mental?
Segundo o agente Rich Paul, a questão não é física. Mesmo aos 40 anos, LeBron ainda consegue se manter em alto nível. O maior desafio é o desgaste mental de viver sob intensa pressão e atenção midiática. Esse fator pode pesar mais que a própria condição atlética na hora da decisão.
Aposentadoria com ou sem turnê de despedida?
Um dos pontos mais discutidos é se LeBron abriria mão de uma turnê de despedida digna de sua grandeza. Seria natural que o maior pontuador da NBA fosse homenageado em cada arena. Por isso, muitos acreditam que qualquer anúncio de aposentadoria deveria acontecer antes do início da temporada 2025-26, dando tempo para preparar a celebração merecida.