Pular para o conteúdo
Hoop78

Warriors vai decidir o quinteto no camp do Havaí

O Warriors abre o training camp no Havaí com duas vagas do quinteto em disputa: Podziemski contra Melton e Gui Santos contra o calouro Lendeborg.

27 de setembro de 2026 4 min de leitura
Warriors vai decidir o quinteto no camp do Havaí
Getty Images
Compartilhar

O Warriors chega ao training camp da BYU-Hawaii, de 29 de setembro a 3 de outubro, com duas vagas do quinteto titular ainda em disputa. Brandin Podziemski e De’Anthony Melton brigam pelo lugar ao lado de Stephen Curry, e Gui Santos defende a ala contra o calouro Yaxel Lendeborg. Draymond Green e Kristaps Porzingis seguem garantidos.

Direto ao ponto
  • O Warriors usou 43 quintetos titulares diferentes na temporada 2025-26.
  • Jimmy Butler rompeu o ligamento cruzado do joelho em 19 de janeiro e só volta em 2027.
  • Moses Moody, operado do tendão patelar em março, também começa a temporada fora.
  • A pré-temporada abre em 4 de outubro, contra o Clippers, às 20h de Brasília, em Honolulu.
  • Em 14 jogos de pré-temporada no Havaí desde 1974, o time venceu 10.

Kerr disse em setembro que a escalação ainda não está decidida

O técnico tratou o camp como o lugar da resposta. Em entrevista a Monte Poole, da NBC Sports Bay Area, publicada em 4 de setembro, Steve Kerr evitou prometer resultado e pôs o peso da temporada na semana de treinos.

Isso começa com a nossa comissão técnica fazendo um grande camp, estando realmente preparada para tudo o que a gente vai enfrentar neste ano. E a gente precisa passar isso para os jogadores.

Steve Kerr, técnico do Warriors

Na mesma conversa, ele listou a dúvida em voz alta: “As maiores questões são descobrir quem vai começar jogando e como vai ser a rotação. O Yaxel pode jogar de ala, com o Draymond de ala-pivô e o Kristaps ou o Al no pivô? Como seria isso? Vamos ter bastante tempo para definir.” Em 17 de setembro, o Hoop78 mostrou o quinteto que Kerr quer testar com o calouro. O que mudou desde então é que a disputa ganhou uma segunda frente, no perímetro.

Os quatro candidatos às duas vagas abertas no quinteto

Curry, Green e Porzingis começaram juntos os dois jogos do play-in de abril, e nada no verão tirou os três do lugar. A pergunta está nas outras duas posições, e cada uma tem um nome que já foi titular e outro que chega pedindo passagem.

CandidatoVaga
Brandin Podziemski
titular no play-in, 43 jogos ao lado de Curry em 2025-26
Ala-armador
dono da vaga
De’Anthony Melton
estreou só em 4 de dezembro e renovou no verão
Ala-armador
desafiante
Gui Santos
30 jogos como titular na temporada passada
Ala
dono da vaga
Yaxel Lendeborg
11ª escolha do draft de 2026, três meses mais novo que Santos
Ala
desafiante

No perímetro, a disputa é de defesa. Segundo a NBC Sports Bay Area, Curry e Podziemski jogaram 601 minutos juntos e produziram 115,4 pontos por 100 posses no ataque, contra 115,2 de Curry com Melton em 250 minutos. Atrás, a diferença aparece: 110,3 pontos sofridos por 100 posses com Podziemski, 106,3 com Melton. Na ala, Santos fez 14,8 pontos, 5,6 rebotes e 3,6 assistências como titular, mas acertou só 33,8% de três nesses 30 jogos.

O quinteto que eliminou o Clippers no play-in e caiu em Phoenix

A formação que abre o camp como favorita é a mesma que fechou a temporada passada. Em 15 de abril, contra o Clippers, Curry marcou 35 pontos com sete bolas de três, Porzingis e Santos fizeram 20 cada um, e Podziemski somou 17 na vitória por 126 a 121. Dois dias depois, em Phoenix, o mesmo grupo perdeu a vaga nos playoffs: Curry ficou em 17 pontos, Porzingis e Santos somaram 20 juntos, e Green terminou expulso, com cinco perdas de bola.

Santos e Podziemski só chegaram ao quinteto por causa das lesões. Santos herdou a ala quando Butler rompeu o ligamento, e Podziemski ganhou a vaga de armador com Curry fora por dois meses e Moody lesionado a 11 jogos do fim da temporada regular.

Cinco dias de treino em Laie antes do primeiro jogo em Honolulu

O camp no Havaí acontece no George Q. Cannon Activities Center, o ginásio de 4.500 lugares do campus, e termina no sábado, 3 de outubro. No domingo, o elenco desce para Honolulu e enfrenta o Clippers no Stan Sheriff Center, às 16h do Pacífico. É a primeira vez que Kerr vai poder testar em jogo o que viu no treino, dentro de uma pré-temporada de seis partidas que termina em 16 de outubro, contra o Blazers.

O técnico já avisou que a rotação vai mudar ao longo do ano. “A gente sabe que tem alguns jogadores mais velhos, e não dá para contar com eles nos 82 jogos”, disse Kerr na entrevista de setembro. “Mas a gente tem muito conhecimento da casa.” Curry tem 38 anos, Green tem 36 e Al Horford tem 40, o que coloca Melton e Lendeborg na quadra por muitos minutos mesmo se começarem no banco.

A temporada regular começa em 21 de outubro, contra o Lakers, em Los Angeles. Até lá, o Warriors tem cinco treinos no Havaí e seis amistosos para escolher entre continuidade e defesa no perímetro, e entre a produção de Santos e o teto de Lendeborg.

Fala de Kerr conferida na entrevista a Monte Poole, publicada pela NBC Sports Bay Area em 4 de setembro de 2026. Números de dupla e de titular da análise de Dalton Johnson, de 25 de setembro, e datas do camp no anúncio oficial do Warriors, de 31 de agosto.

Leia também

Ver tudo sobre Warriors