O Los Angeles Lakers escolheu Bronny James com a 55ª escolha no Draft da NBA de 2024. Era a escolha que todo mundo já esperava — talvez a escolha de segunda rodada mais óbvia e comentada da história da liga.
Pra ser justo, o Lakers realmente fez história. Bronny James e LeBron James se tornaram o primeiro duo pai e filho a jogar na NBA. Embora o Bronny deva passar a maior parte da temporada na G League, ele vai dividir a quadra com o pai no início da temporada, criando um momento único pra história do basquete.
Apesar de o James Jr. não ficar muito tempo com o time principal nesta temporada, ele tem um contrato garantido por pelo menos três anos e vai ser tratado como uma peça importante no desenvolvimento do time. O Lakers realmente está comprometido com ele, o que é raro pra uma escolha do final da segunda rodada. Isso pode ser um grande incentivo pro Bronny se desenvolver no próximo nível.
Bronny James merece estar na NBA?
Agora, a gente pode discutir o quanto o Bronny "merece" isso, mas em uma liga onde o nepotismo rola solto, recrutar o filho do maior jogador de uma geração (ou quem sabe de todos os tempos) não é nada absurdo. Ainda mais quando o filho é um McDonald's All-American com habilidades atléticas reais, e que foi projetado como escolha de primeira rodada no ano passado.
Bronny passou por muita coisa na faculdade, como uma parada cardíaca antes da temporada, mas mesmo assim conseguiu fazer sua estreia na USC como calouro. Aos 19 anos, ele tem potencial, mesmo que ainda não esteja totalmente claro. E o Lakers está convencido de que pode explorar esse talento. Na real, Los Angeles não é o único time que acredita no potencial do Bronny. Ele também fez um treino com o Phoenix Suns durante o pré-draft, e o dono dos Suns, Mat Ishbia, não escondeu o interesse do time.
“A gente achou que o Bronny James seria uma ótima escolha aqui em Phoenix, mas o Lakers draftou ele... Queremos que Phoenix seja um destino, e é sempre positivo quando os jogadores querem vir pra cá.”
O Suns sempre pereceu um time pouco sério na briga por Bronny James, se é que podemos chamar isso de disputa. Ele treinou para dois times — um que emprega o pai e está na cidade natal dele, e o outro em Phoenix. O Suns nem tinha uma escolha de primeira rodada no draft, e escolher Bronny nessa posição seria um erro na construção do time.
Suns acabou com Oso Ighodaro
No fim das contas, Phoenix acabou entrando na segunda rodada com uma troca e escolheu Oso Ighodaro, pivô de Marquette, na 40ª escolha. Ele veio pra suprir uma necessidade clara dos Suns na posição de pivô, já que Jusuf Nurkic está perdendo rendimento com o tempo. E o Bronny? Bom, o Suns estava precisando de um armador reserva, mas a contratação de Monte Morris já resolveu isso. E, na real, Bronny nem é um armador de origem.
Com 1,85 m de altura e uma envergadura de 2,00 m, James Jr. é um baita atleta e um defensor muito bom. O Suns precisa de jogadores assim no perímetro. Então, nesse sentido, talvez ele fosse uma "boa escolha". O problema é que ele ainda está a um ou dois anos de ser bom o suficiente ofensivamente pra se firmar na NBA. Com o Suns focado em montar um time vencedor ao redor do Kevin Durant e Devin Booker, encaixar Bronny não seria tão simples. Será que o Suns está realmente preocupado com desenvolvimento de jogadores? A gente pode pegar as próprias palavras do Ishbia pra responder essa...
“Os fãs gostam de olhar para o futuro e dizer: ‘Pô, gosto daquela escolha de draft de 2031 porque talvez aquele garoto da sétima série seja bom e a gente pode escolher ele pra, quem sabe um dia, se tornar um jogador.’”
Ishbia e o Suns querem ser vencedores agora. E Bronny ainda não é esse cara. Pelo menos em Los Angeles, existe uma vontade clara de começar a desenvolver talentos jovens antes da aposentadoria do LeBron. A ponto de o LeBron provavelmente estar frustrado com as decisões que a diretoria não tomou pra construir esse tal “movimento jovem”.
Bronny começou mal na Summer League, mas, convenhamos, Summer League não quer dizer muita coisa. Daqui a um tempo a gente vê se os Suns vão se arrepender de não terem aproveitado esse suposto interesse no jovem de 19 anos da USC.
Fique por dentro
Porque Austin Reaves desfalcou o Lakers na vitória contra o Bucks
NBA: A estreia de Klay Thompson pelo Mavericks
Pré-Temporada da NBA: Jogos ao vivo hoje! (11 de outubro)