O Los Angeles Lakers não fez muitas movimentações na offseason e está basicamente retornando com o mesmo elenco da temporada passada. Diante disso, a escolha que recebeu, de longe, mais atenção foi a seleção de Bronny James, filho do astro LeBron James, com a 55ª escolha geral no Draft da NBA de 2024.
Embora os Lakers tenham insistido que veem Bronny como um prospecto que pode se tornar um jogador impactante no futuro, especialmente na defesa, a maioria enxerga essa movimentação como uma forma de agradar LeBron e permitir que ele faça história jogando com seu filho. Quase todo mundo tem uma opinião sobre essa escolha, e isso inclui o ex-pivô All-Star DeMarcus Cousins.
Cousins apareceu recentemente no programa Run It Back da Fanduel TV e disse que acha que a escolha de Bronny pelos Lakers é um sinal de que a franquia não está realmente focada em vencer no momento:
"Eu vejo isso como um movimento que me faz acreditar que os Lakers não estão mais tão sérios. Eu adoro tudo o que isso representa. Acho que o que o Bron está fazendo com seu legado, como empresário e tudo o que vem com isso, é algo bonito, acho realmente muito legal. Mas no que diz respeito aos Lakers competirem de verdade, não sei, vejo isso como um sinal de que eles não estão tão sérios. Com a forma como a temporada terminou no ano passado, com grandes expectativas, eu esperava mais deles em termos de movimentações. Eu gosto do garoto do Tennessee que eles selecionaram [Dalton Knecht], acho que ele pode causar impacto imediato. Mas eles tinham muitas preocupações no ano passado que, na minha opinião, não foram realmente resolvidas, e também não vi essas movimentações sendo feitas na offseason, então acho que ainda está por ser determinado."
Cousins compartilha da opinião da maioria
A opinião de Cousins certamente não é incomum, e Bronny teve dificuldades em suas atuações tanto na pré-temporada quanto na Summer League. Além disso, os Lakers nunca esconderam que tratar bem suas estrelas é muito importante para a franquia, e essa escolha se enquadra nessa filosofia.
Por outro lado, os Lakers selecionaram Bronny quase no final da segunda rodada, uma área em que a maioria das franquias aposta em prospectos e raramente encontra jogadores impactantes, especialmente aqueles que podem jogar imediatamente. Muitos especialistas em draft classificaram Bronny nessa faixa, e a seleção de Dalton Knecht, um prospecto mais velho e mais preparado, na primeira rodada, vai contra a opinião de Cousins.
Havia muitos fatores em jogo na escolha de Bronny pelos Lakers, e agradar LeBron indiscutivelmente foi um deles. Mas isso não significa necessariamente que os Lakers estão desistindo desta temporada, como Cousins sugere.
LeBron James quer que Bronny James fale por si mesmo
Como ficou claro desde o momento em que foi selecionado pelos Lakers, há muita atenção e pressão sobre Bronny James. Como ele lidará com essas expectativas ainda não está claro, embora ele tenha se mostrado extremamente profissional até agora. Uma coisa que não acontecerá, no entanto, é seu pai, LeBron James, falando por ele.
"Você tem que perguntar a ele", disse LeBron quando questionado sobre como Bronny lidará com a pressão externa. "Ele é um homem adulto. Pergunte a ele como ele está lidando com isso. E vamos partir daí. Mas ele é um homem adulto. Ele é um profissional. Ele pode lidar com toda essa pressão sozinho. Mas sabemos o porquê — seja por bons ou maus motivos — da atenção estar aqui."