A lenda da NBA e analista da TNT, Shaquille O'Neal, fez mais uma declaração ousada no episódio de quinta-feira do Inside the NBA, ao fazer uma previsão sobre o campeão da NBA deste ano após assistir apenas um jogo. Embora a equipe do Inside seja propensa a declarações ousadas, especialmente Shaq e Charles Barkley, o "Big Aristotle" talvez não tenha sido tão exagerado, pois seu palpite para o campeão da NBA de 2025, o Dallas Mavericks, chegou às Finais na temporada passada.
“Klay vai ter uma média de 20 pontos e os Mavs vão vencer o campeonato”, disse Shaq Diesel no programa, via ClutchPoints no X, anteriormente Twitter.
Será que os Mavericks vão provar que Shaquille O'Neal está certo?
Embora as opiniões de Shaq e do resto da equipe do Inside the NBA sejam difíceis de acreditar às vezes, sua previsão de que os Mavs se tornarão campeões da NBA em 2025 ao menos tem uma base.
No entanto, o que pode soar inacreditável é Klay Thompson ter uma média de 20 pontos rumo a um título. Baseado em sua estreia pelos Mavericks, Klay ainda consegue marcar muitos pontos, acertando 6 de 10 tentativas de três pontos e finalizando com 22 pontos.
Ainda assim, Thompson talvez não marque tanto nos próximos três jogos, pois joga ao lado de dois armadores dominantes, Kyrie Irving e Luka Doncic.
Além disso, há apenas uma bola em jogo, e as principais funções de pontuação ficarão com as estrelas da dupla de armadores. Com dois pontuadores dinâmicos na equipe, o papel de Thompson pode ser mais como uma válvula de escape quando a defesa se concentra neles ou se um deles tiver uma queda de rendimento.
Eles também precisarão que ele arremesse em situações de catch-and-shoot e em transição. Realisticamente, com o número de toques que ele pode receber, ele talvez alcance uma média de 15 a 17 pontos por jogo.
Além disso, será que Thompson é a peça que falta para os Mavs superarem o obstáculo após serem superados pelos Celtics na temporada passada? Talvez, mas provavelmente não. Thompson já não é mais o defensor eficiente que costumava ser, que fazia cestas de três sem driblar e ainda defendia o melhor jogador adversário.
O que está faltando?
Os Mavericks montaram uma equipe competitiva em torno de Luka Doncic, e ele precisa jogar como um líder se quiser conquistar um título da NBA. Ele ainda pode alcançar grandes triplos-duplos, mas também precisa lidar com sua tendência de prender a bola e melhorar na defesa.
Na temporada passada, os Celtics expuseram Doncic como um jogador de elite, mas unidimensional. Seu elenco cheio de jogadores de duas vias o perseguiu implacavelmente, colocando-o em ações de pick-and-roll, em trocas e bloqueios fora da bola, deixando o garrafão desprotegido.
Para que a previsão de Shaquille O'Neal se concretize e para que eles se tornem campeões da NBA, os Mavericks podem ter que reavaliar a hierarquia da equipe.
Fique por dentro
NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs
NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic
Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson