Espalhe por Whatsapp

O desrespeito dos torcedores com Russell Westbrook precisa parar

Renato Campos
Renato Campos
29 de Novembro

Em "Streets Is Watching," a quinta faixa do segundo álbum de Jay-Z, "In My Lifetime, Vol. 1", ele discute o dilema de não responder às pessoas que têm algo contra ele. Como ele explica, eles esperam que você ceda, cometa seu primeiro erro.

"Se eu atirar em você, sou sem cérebro

Mas se você atirar em mim, então você é famoso..."

Quando se trata dos encontros frequentes do veterano da NBA, Russell Westbrook, com torcedores desrespeitosos, a canção de Jay-Z cai bem a calhar. Vez após outra, Westbrook foi alvo de torcedores em toda a liga. O armador do Clippers declarou que não tolerará que os torcedores ultrapassem os limites, o que, para ele, inclui zombar de seu sobrenome com cantos como "Westbrick" ou o que Westbrook considera ataques à sua família.

O incidente mais recente ocorreu na segunda-feira à noite, no final da derrota do Clippers por 113-104 para o Denver Nuggets. No último minuto do jogo na Crypto Arena, Westbrook estava no meio da quadra do lado oposto à mesa de pontuação, enquanto o armador do Nuggets, Kentavious Caldwell-Pope, estava cobrando lances livres.

Westbrook estava mais focado na interação com um torcedor naquele momento, tanto que a árbitra Lauren Holtkamp teve que redirecionar Westbrook para a quadra. É possível ver abaixo que, na última posse de bola do jogo para o Clippers, Westbrook teve que desviar o olhar da multidão e se concentrar temporariamente em terminar a partida.

Quando Westbrook se encontrou com a imprensa após o jogo, ele explicou o que aconteceu e por que abordou a situação da maneira que faz.

Os torcedores acham que podem dizer o que quiserem. Não vou dizer agora, porque não é apropriado, mas estou apenas me protegendo. É só isso.

Esses incidentes com fãs têm sido um tema recorrente para Westbrook por mais de uma década, incluindo muito antes de ele chegar ao Clippers.

Os incidentes de Russell Westbrook com torcedores da NBA

Atlanta em 2013: Westbrook e o então companheiro de equipe Kevin Durant se envolveram em uma discussão acalorada com um torcedor de Atlanta e tiveram que ser contidos pela segurança. Quando perguntado se o torcedor estava provocando ele, Westbrook disse: "Sim, sim, sim."

Dallas em 2016: Westbrook foi multado por xingar um torcedor.

Filadélfia em 2016 e 2021: Um torcedor fez um gesto obsceno para Westbrook, e novamente em 2021, quando pipoca foi jogada nele.

Denver em 2018: Westbrook empurrou um torcedor que invadiu a quadra para provocá-lo no final de uma derrota do Thunder.

Utah em 2018 e 2019: Westbrook deu um tapa no celular de um torcedor do Jazz, e em 2019, quando os torcedores foram punidos com uma proibição vitalícia por "abuso verbal excessivo e pejorativo"; Westbrook foi multado em US$ 25.000 pelo mesmo incidente.

Minnesota em 2020: Westbrook solicitou segurança para lidar com um torcedor na quadra.

San Antonio em 2022: Torcedores gritaram "Westbrick" para o jogador, e o árbitro Scott Wall teve que direcionar Westbrook de volta à formação de lances livres.

Milwaukee em 2022: Westbrook discutiu com um torcedor no final do primeiro quarto.

Nova York em janeiro de 2023: Westbrook trocou palavras com o influenciador Gary Vaynerchuk.

Westbrook já discutiu com torcedores de quase todos os times

Isso é mais da metade dos times da liga e até os que Westbrook jogou, incluindo o Washington Wizards; a temporada 2020-21 foi jogada principalmente em arenas vazias devido à pandemia de COVID-19. Mesmo durante a bolha da NBA na Flórida para reiniciar a temporada em 2020, Westbrook fez com que o irmão de Rajon Rondo, William, fosse escoltado para fora da arena em uma derrota nos playoffs do  Rockets contra o Lakers.

Westbrook reconheceu que, no início de sua carreira, talvez tivesse ignorado mais as bobagens. Mas agora ele é marido e pai, e sua reserva de tolerância não é mais a mesma. Mesmo como nativo de Los Angeles jogando pelo Lakers, Westbrook e sua esposa, Nina, tiveram que lidar com o que eles acreditam ser um desrespeito constante, a ponto de ele nem poder levar a família aos jogos em casa.

"Se estou respondendo, é porque há uma razão para isso, e sempre vou proteger isso. Quer dizer, é um pouco diferente agora. Eu digo às pessoas, cara, quando comecei na liga, talvez não tanto, eu costumava me envolver um pouco. Mas agora, tendo filhos e entendendo o quão importante é, não apenas para mim, mas para meu sobrenome. Entendendo o que Westbrook significa, entendendo o quão importante é para meu pai, meu avô, minha família... Agora meu filho é grande o suficiente para saber o que está acontecendo e entender, me perguntando, 'Ei, pai, o que isso significa? O que é isso?' Agora eu tenho que sustentar isso, e independentemente de onde eu esteja, do que está acontecendo, eu estou sempre defendendo isso."

Westbrook vai continuar sendo alvo de torcedores?

Os torcedores continuarão a focar em Westbrook, mas ele não deve ser culpado por se defender. A parte lamentável é que alguns vão aos jogos e se divertem fazendo com que os jogadores reajam. Esses torcedores se tornam virais e têm histórias como esta escritas sobre eles. E por quê? Para poderem dizer que tiveram um conflito com um dos 75 melhores jogadores da NBA de todos os tempos.

Westbrook disse que responderá todas as vezes, estritamente por respeito a si mesmo e à sua família. Essa é uma posição honrosa e que leva a esses problemas se tornando cíclicos, mas o ciclo interminável de jogadores como Westbrook sendo alvo de torcedores grosseiros precisa parar.

O que a NBA pode fazer?

Para começar, a liga deve esperar que seus torcedores se comportem decentemente. E a maioria faz. Mas não estamos falando aqui sobre os torcedores que apreciam o jogo e respeitam seus jogadores. Não estamos discutindo eventos em que Westbrook é celebrado em casa ou quando ele aparece em lugares como Seattle e um jovem fã está usando sua camisa.

Claro, a NBA e suas equipes podem lembrar aos torcedores do código de conduta e dar o exemplo daqueles que agem como palhaços. E talvez qualquer fã que saia de um jogo e desrespeitosamente ataque um jogador não seja bem-vindo de volta. Mas é ingênuo pensar que ninguém sairá dessa população em geral para tentar provocar uma reação de Westbrook. Até mesmo ele entende isso.

"Não sei, não tenho certeza", disse Westbrook quando perguntado se a NBA precisa mudar as regras para evitar essas situações. "Mas a única coisa que eu pediria é apenas, eu entendo que os fãs estão aproveitando o jogo e se sentindo à vontade para o que quer que seja. Acho que eles sentem que podem dizer o que quiserem. Mas isso é nosso trabalho. Isso é algo que fazemos, competimos para fazer, aproveitar o jogo. Mas toda a negatividade, os comentários negativos sobre a família e coisas desse tipo, eu ficaria longe. Mas qualquer outra coisa, eles podem dizer o que quiserem. Mas, pessoalmente, como eu disse, estou apenas tentando competir e jogar o mais duro que posso. E qualquer coisa relacionada à minha família ou a mim mesmo, eu não vou aceitar."

No final, os torcedores são os clientes pagantes. Mas isso não significa que devemos dar atenção a eles toda vez que zombam de um jogador como Westbrook. Se Westbrook sente que precisa defender sua honra, então ele deve fazer isso. Mas esse problema continuará a ocorrer, porque não há consequências legítimas para impedir o torcedor de provocar a atenção negativa de um jogador.

Quanto a Westbrook, tudo o que ele pode fazer é se conter quando essas pessoas desrespeitam o jogo.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!