Espalhe por Whatsapp

NBA: 5 livros imperdíveis sobre basquete que você não pode deixar de ler

16 de Fevereiro

Há alguns anos, lançamos nossa lista de 5 livros sobre basquete que você não pode deixar de ler. De lá para cá, foram lançadas outras excelentes obras, além de termos lido mais alguns livros que não estavam na lista original. Sendo assim, trazemos mais 5 cinco livros sobre basquete que você não pode deixar de ler!

Era de Gigantes

Começamos pela referência nacional. A incrível obra de Vitor Camargo, do podcast Na Era do Garrafão, é um complemento perfeito para os podcasts de história do basquete que o autor grava. O livro narra toda a história da NBA no Século XX, desde sua criação até a aposentadoria de Michael Jordan, em 1998.

A narrativa mostra como a NBA nasceu, cresceu, e estabeleceu as bases para se tornar o fenômeno comercial e esportivo que é hoje. Única obra deste tipo escrita originalmente em português, é uma leitura imperdível para todo fã da liga.

Basketball: A Love Story

E se a pegada é história do basquete, outra obra imperdível é “Basketball: A Love Story”. O livro escrito por Jackie MacMullan, Rafe Bartholomew e Dan Klores também narra os principais fatos históricos da NBA nas últimas décadas, mas contados a partir do ponto de vista dos protagonistas e testemunhas.

Cada história é contada a partir da junção de depoimentos de atletas, técnicos, jornalistas e outras personalidades que viveram ou testemunharam aquele determinado momento. O livro aborda questões profundas como o impacto cultural do basquete, times e atletas ao longo do tempo, bem como as mudanças e inovações que cada um trouxe ao esporte. Mais de 165 pessoas foram entrevistadas, e o livro conta com depoimentos de gente como  Adam Silver, David Stern, Kobe Bryant, LeBron James, Shaquille O'Neal, Allen Iverson, Steve Nash, Charles Barkley e Julius Erving, entre tantos outros.

The Mamba Mentality: How I Play

Neste relato autobiográfico, o astro Kobe Bryant explica os detalhes por trás de sua famosa “Mentalidade Mamba”, o foco e determinação inigualáveis que marcaram sua carreira. O incrível aqui é se tratar de uma obra bastante impactante visualmente, com Kobe tendo selecionado as melhores fotos de sua carreira para entrar nos temas que lhe tocavam.

As incríveis fotos são de Andrew Bernstein, que acompanhou a carreira de Kobe durante 20 anos e assina a obra como coautor.

SprawlBall: A Visual Tour of the New Era of the NBA

Em “SprawlBall”, Kirk Goldsberry traz um guia bastante ilustrado para explicar como a revolução dos três pontos mudou a NBA de maneira irreversível, e convida o leitor a reflexões sobre o futuro do basquete.

Com carreira como colunista e consultor do San Antonio Spurs e da seleção dos EUA, Goldsberry é um dos pioneiros do basquete analítico e da representação visual das teorias aplicadas ao jogo. Sua obra é imprescindível para entender o basquete moderno.

When Nothing Else Matters

Este polêmico livro narra o período de Michael Jordan como diretor e posteriormente jogador do Washington Wizards no começo dos anos 2000. O jornalista Michael Leahy cobriu o time de perto nesses anos, e narra um Jordan bem diferente do herói de seis títulos com o Chicago Bulls nos anos 90.

Leahy mostra o legado negativo deixado por Jordan em Washington, com diversas inimizades e contribuição negativa para a carreira de jogadores e técnicos. É um bom contrapeso para outras obras biográficas do maior jogadores de todos os tempos, normalmente escritas em tom mais favorável.

Fique por dentro

Ronaldinho Gaúcho e Thierry Henry mostram respeito absurdo em jogo da pré-temporada da NBA

Final da Copa do Mundo de Futsal: Como assistir a seleção do Brasil ao vivo!

Os 5 piores filmes com jogadores da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!