O Draft da NBA de 2025 ainda está um pouco longe, mas já começa a ganhar forma. Cooper Flagg chamou bastante atenção nesta offseason com sua performance no time USA Select durante um jogo-treino contra a Seleção dos EUA. Ele é considerado o provável número 1 nas primeiras projeções do Draft de 2025, e se tiver uma temporada forte por Duke, pode mudar os planos de tanking de vários times da NBA.
Já dá pra ver quem tem os direitos de cada escolha no Draft de 2025, mas as proteções dessas escolhas complicam as coisas. Por exemplo, o Utah Jazz trocou sua escolha de primeira rodada de 2024 com o Oklahoma City Thunder em 2021, numa negociação para se livrar do salário do Derrick Favors. Essa escolha foi protegida de 1 a 10 em 2024, o que fez com que o Jazz ficasse com ela na última temporada, e a troca agora vale para essa temporada. A escolha também é protegida de 1 a 10 para o Draft de 2025. Ou seja, se ela cair nessa faixa, o Jazz a mantém. Mas se o Jazz fizer uma boa temporada e essa escolha ficar fora do top 10, ela vai para o Thunder.
Por causa dessas proteções, não vamos saber quantas escolhas cada time terá até a classificação final da temporada regular e a Loteria do Draft da NBA.
Spurs pode terminar com 4 escolhas
Para se ter ideia, os Spurs podem terminar com quatro escolhas — eles têm a própria escolha e a do Hawks, da troca do Dejounte Murray. Eles também pegam a escolha do Bulls se ela ficar em 11º lugar ou mais baixa e a do Hornets se ficar em 15º lugar ou mais baixa.
A situação mais enrolada aqui é uma possível troca que envolve o Oklahoma City Thunder, Houston Rockets, Brooklyn Nets, Phoenix Suns e Los Angeles Clippers. Como os especialistas do RealGM explicaram:
"Oklahoma City tem o direito de trocar sua escolha de primeira rodada de 2025 pela escolha do Houston de 2025, protegida para as seleções 1 a 10, ou pela escolha de 2025 do L.A. Clippers; Houston então pode trocar sua escolha ou a escolha de Oklahoma City com o Brooklyn pela escolha de 2025 de Phoenix; se a escolha de Houston cair na faixa protegida, então a obrigação com Oklahoma City é encerrada e Houston tem o direito de trocar sua escolha com o Brooklyn pela de Phoenix."
A versão resumida é que a escolha de Phoenix vai acabar com os Nets, e o Thunder poderá escolher a opção mais vantajosa dessa bagunça toda.
Thunder também pode ter destaque no Draft de 2025
Se tem algo realmente importante pra tirar dessa lista, é que o GM do Thunder, Sam Presti, é um verdadeiro mago. O Oklahoma City é projetado como um dos melhores times da liga nesta temporada e ainda pode terminar com até quatro escolhas de primeira rodada no Draft de 2025 e uma ótima chance de garantir mais um talento incrível como o Cooper Flagg. Tá bom demais ser torcedor do Thunder agora!
Fique por dentro
Porque Austin Reaves desfalcou o Lakers na vitória contra o Bucks
NBA: A estreia de Klay Thompson pelo Mavericks
Pré-Temporada da NBA: Jogos ao vivo hoje! (11 de outubro)