A última semana trouxe uma cena curiosa e simbólica para o Lakers: enquanto Bronny James ganhou sua primeira partida como titular na NBA, LeBron James foi designado ao South Bay Lakers, na G League, para pegar ritmo de jogo antes de voltar às quadras em sua histórica 23ª temporada.
LeBron com o South Bay: exemplo vivo para a base
LeBron participou de duas sessões de treino com o South Bay ao longo da semana e agora deve ser participante completo no treino do time principal na segunda-feira. No domingo, foi oficialmente chamado de volta pelo Lakers, horas antes do duelo do afiliado contra o Rip City Remix, vencido por 113–111 mesmo sem o veterano em quadra.
Após a vitória, o técnico do South Bay, Zach Guthrie, falou sobre o impacto de ter o futuro Hall da Fama treinando com o grupo:
“Ter o maior jogador de todos os tempos no seu treino é, antes de tudo, uma oportunidade gigante para cada um de nós. Fazer parte, mesmo que de forma pequena, da jornada dele, da 23ª temporada, ajudando a colocá-lo de volta saudável em quadra, é uma experiência inacreditável. Só de escrever ‘LeBron James’ no meu plano de treino já é algo surreal”, disse Guthrie. “Para todos os nossos jogadores, foi uma experiência absurda.”
Mais do que o peso do nome, Guthrie ressaltou os hábitos de LeBron:
“Falei com eles nesses dois dias: olhem para os hábitos de treino desse cara. Como ele é o primeiro a chegar, como encara cada exercício, como a mente está totalmente ligada, focada. A preparação antes, o cuidado com o corpo depois, é tudo em nível altíssimo. Tem muita coisa para aprender com isso, além da experiência em si.”
Bronny titular no time principal em meio à reta final de recuperação
Enquanto LeBron ajudava o South Bay com exemplo e profissionalismo, Bronny James vivia seu próprio marco pessoal. Com Marcus Smart fora por doença viral, Bronny foi titular na posição de armador na vitória do Lakers sobre o Milwaukee Bucks, em Milwaukee. Mesmo com minutagem limitada, a imagem do filho abrindo um jogo da NBA enquanto o pai trabalha na G League para voltar a jogar resume bem o momento único da franquia.
Ainda não há uma data confirmada para a estreia de LeBron na temporada, mas o cenário é positivo. A primeira oportunidade no calendário é já nesta terça-feira, em casa, contra o Utah Jazz. Até a publicação, não houve alteração oficial no status dele no relatório de lesões.
LeBron às portas da 23ª temporada ainda em nível All-NBA
Prestes a completar 41 anos antes do Ano Novo, LeBron se aproxima de um feito inédito: disputar a 23ª temporada na NBA. E não se trata apenas de longevidade; o nível recente ainda é de elite. Na última temporada, os números mostram isso:
- 70 jogos disputados
- 24,4 pontos por jogo
- 7,8 rebotes
- 8,2 assistências
- 1,0 roubo de bola
- 21ª ida ao All-Star Game
- selecionado para o All-NBA Second Team
Com o Lakers começando a temporada em alta, somando vitórias importantes fora de casa e vendo Luka Doncic e Austin Reaves assumirem protagonismo, a volta de LeBron tende a elevar ainda mais o teto da equipe. E, para o elenco jovem do South Bay, a semana já fica marcada: antes de qualquer jogo oficial, houve uma aula prática de profissionalismo e preparação de quem, aos 40 anos, ainda dita o padrão de como se constrói longevidade em alto nível.



