Espalhe por Whatsapp

Draymond Green: Perguntas e respostas

29 de Novembro

Como tem sido os treinamentos?

Tem sido de ajuste as novas peças. Ótimo. Entretanto, a melhor parte é que o ambiente tem sido o mesmo. Estamos nos divertindo da mesma forma que antes. E os caras estão se dando bem. Acho que os treinamentos tem sido os melhores possíveis, com os caras aprendendo coisas, de KD até D West, Zaza (Pachulia), JaVale McGee, todos os caras estão adquirindo conhecimento.

Quem substituirá Bogut na questão dos corta-luzes?

Zaza sempre foi ótimo em corta-luzes. Ele vive disse e é uma força no garrafão. Entretanto, todos irão fazer corta-luzes, desde Zaza, inclusive eu, ou até o Steph. Esta é a parte boa da nossa ofensiva, pois você tem muitos caras fazendo coisas diversas. E isso coloca times em situações que não desejam estar. Então você terá todos fazendo corta-luzes. Quando se tratar de deixar caras livres como Steph e outros, isso recairá para mim e o Zaza, no David, em todos nós. Temos grandes cestinhas. Tudo que eles precisam é de um pequeno espaço. E isso é responsabilidade nossa.

Tem perigo deste time fazer passes demais?

Sabe, quando você fala sobre fazer passes além da conta, é algo que a gente deve se conscientizar a respeito. Acho que fizemos isso em um jogo da pré-temporada, quando passamos de forma demasiada a bola. Tem que arremessar. Na maioria das vezes você sabe quando tem que mover a bola e quando tem que apenas arremessar. O que eu acho que irá ajudar a gente neste aspecto, para que a gente não passe demais, é que não temos nenhum cara inseguro neste time, que pense ‘cara, ele está pensando isso de mim, ou esse cara está pensando algo sobre mim’. Se você está livre, arremesse. É isso que a gente prega desde sempre e é algo que continuaremos enfatizando.

Vocês recrutaram KD como um grupo, então presumo que todos queriam ele aqui. Mas existem ajustes à serem feitos por ambas as partes. Como isso está funcionando até o momento?

Isso é algo que será um processo contínuo, ele vai sem sentir cada vez mais confortável e nós ao lado dele. Apesar que ele está bem entrosado com nós e nós com ele. Isso vai continuar melhorando... KD é um cara que gostaríamos muito que fosse parte disso. Quando você olha o cenário, não é todo ano que se tem a chance de adicionar uma superestrela ao seu elenco. E nem todo ano essa superestrela, se tiver uma, se encaixa na sua forma de ser.

Geralmente quando você fala sobre adicionar uma superestrela, é um time que ainda não está num alto nível ou que precisa de uma força maior, ou uma equipe que apenas precisa de ajuda. Tínhamos um time que havia acabado de ganhar um campeonato e que foi à um jogo 7 nas Finais, um time estabelecido. Mas ele faz a gente muito melhor. Pode ser assustador. É algo muito bom, pois é como eu disse, a atitude dele, sua conduta, seu preparo em relação ao jogo, se encaixa perfeitamente no nosso jeito de ser. Por isso que ficou tão intrigante para que a gente dissesse, ei, estou pegando o avião em Michigan, ei Steph, Klay, Andre, peguem um avião na Califórnia e vamos fechar isso.

Ele disse que provavelmente não teria vindo se vocês tivessem ganhado o campeonato no ano passado. Foi algo bom vocês terem perdido e agora tem este sentimento de dar a volta por cima?

Acho que ajuda. Quando você é o atual campeão, e acho que fizemos um bom trabalho o ano passado nisso, pode ser algo difícil. Por que você está começando tudo do ponto mais alto que tem, como se fosse o primeiro jogo do campeonato. É duro. Ao mesmo tempo, tenho certeza que KD não teria vindo para cá se tivéssemos vencido o campeonato. Como eu sentaria aqui e diria que estou feliz por não termos vencido? Eu gostaria de vencer o campeonato. Isso seria loucura de dizer. Entretanto, estou feliz por este prêmio de consolação.

Vocês já assistiram ao jogo 7?

Sabe, minha mãe estava assistindo outro dia. Ela estava na minha casa. Eu assisti um pouco, então ela desligou e eu fui embora. Até que foi bom. Na real eu não quero assistir. Não vale a pena. O que foi já foi. Eles venceram, é hora de seguir em frente. Não sei se eu consigo sentar e assistir ao jogo e ficar numa boa.

Mas este não é um jogo qualquer que vocês perderam...

É por isso que não consigo sentar pra assistir. Como eu disse, não consigo sentar e assistir e me sentir numa boa sabendo que era o jogo 7 das Finais da NBA, empatado faltando 4 minutos e perdemos. Cara, não consigo, não me sentiria bem vendo isso. Não assisti muito deste jogo. Assisti um pouco só. E não planejo assistir muito mais.

Tenho certeza que você tem uma opinião sobre a história da ESPN, se quiser falar sobre isso, fique à vontade. A minha pergunta principal para você seria, você acha que precisa ter mais cuidado em relação à limites? Alguma coisa te chamou a atenção naquilo (matéria), que você precisa trabalhar mais em alguma coisa?

No fim das contas, antes do basquete, qualquer coisa, sou um homem. E como um homem, uma coisa que aprendi durante os anos da minha vida nesta Terra, da minha mãe, do meu pai, minha avó, meu avó, meu tio, até meus treinadores, o treinador Dawkins, treinador Izzo, treinador Bruce, uma coisa que aprendi com estas pessoas, o treinador Spevey, é se responsabilizar. Tem uma coisa que o treinador Izzo sempre me dizia, ele costumava dizer, a melhor avaliação é a auto avaliação.

Desta forma, eu sei os erros que cometi. E sei os que precisam ser corrigidos. Sei no que preciso trabalhar na minha vida, coisas em que posso melhorar. Não precisa ter uma história para se dizer, ei, Draymond Green precisa fazer isso. Ou ele fez isso ou fez aquilo. Em primeiro lugar, eu já tinha ciência antes que vocês tivessem esta informação. Segundo, sei em que preciso trabalhar antes que qualquer um me diga o que preciso fazer. Eu serei mais crítico sobre mim do que qualquer um poderia ser.

Eu não fiquei depois de ler aquela história pensando, cara, preciso olhar de perto isso, preciso olhar de perto aquilo. Eu usei este verão de altos e baixos para melhorar como homem, algo que vai me evoluir ainda mais como jogador de basquete. Esta história foi tipo notícia velha, coisas que todos já sabiam. O que aconteceu, aconteceu, o passado fica no passado. Pra mim isso tudo acabou.

A única coisa que eu tiro de lição disso e que foi o tema de todo o campeonato, é que temos que bloquear toda esta falação. Vai ter falação à nossa volta todo dia. Já está acontecendo, pessoas distorcendo palavras e tudo mais que está rolando. Eu ler uma história e querer tomar atitudes é algo que não irá acontecer.

O que vocês aprenderam após estar sob os holofotes durante todo o campeonato anterior?

Primeira coisa, estaremos na mira de todos. Éramos o alvo no ano passado por sermos os últimos campeões, em busca de recordes, vencendo 24 partidas seguidas, tudo isso, e não vencemos o campeonato? Se você me disser que somos alvos maiores, é complicado. Mesmo assim, eu acho que é mesmo. Por este motivo sabemos que seremos o grande alvo, como devemos usar o dia a dia para continuar tentando ficar melhores e se preparar para isso.

E aproveitar cada momento. Isso não acontece sempre. Tivemos grandes momentos como um grupo e queremos continuar construindo outros grandes momentos.

Como você evita se acomodar durante o campeonato quando vencem por largas diferenças de pontos?

Acho que se acomodar é algo que você acaba permitindo acontecer. Primeiro, acho que quando o comodismo aparece, é da natureza humana. Em algum ponto, você vai acabar se acomodando em algum momento. Esse é o mundo que vivemos. As lições e histórias sobre isso são sobre como você supera o comodismo. Que tipo de líderes tiveram que superar o comodismo? Com quanta vontade você está para superar o comodismo? No final da temporada regular, ainda tem muito caminho pela frente, e se alguém sabe sobre isso é a gente.

Bird e Magic costumavam acordar na manhã seguinte e saber como o outro foi na noite anterior, porquê sabiam que iriam se encontrar nas Finais. Se você pudesse escrever a história, o Cleveland é o único time que você queria enfrentar?

Não. Quero vencer a Conferência Oeste, tentar ganhar de todos no Oeste, que é uma tarefa muito difícil. Tem muitos times bons. Este será nosso único foco, vencer a Conferência Oeste. Aí, se o Cleveland vier do Leste, eu quero destruir o Cleveland. Não sem “se”, “e” ou “mas” sobre isso. Mas sei que existem etapas para se chegar neste ponto. E se e quando chegarmos neste ponto, quero aniquilar eles.

E se chegarem lá?

Se chegarmos lá...

E eles chegarem lá?

E eles chegarem lá, quero destruí-los totalmente. Sem “se”, “e” ou “mas” sobre isso. Nada vai mudar. Não quero dizer que não vemos a hora para isso. É como eu disse, tem uma longa estrada pela frente. E será uma dura, dura estrada para chegar até lá. Entretanto, se chegarmos lá, e eles chegarem lá, quero detonar eles. Não tem outra forma de dizer isso.

Fonte: Morning Tip Q&A (David Aldridge)

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!