Espalhe por Whatsapp

NBA: Russell Westbrook pode vestir a camisa do Heat?

Raphael Philipe
Raphael Philipe
08 de Setembro

Russell Westbrook pode ser um jogador indesejado na liga no momento, mas há um time em que os executivos da NBA acham que ele se encaixaria bem: o Miami Heat.

O armador está no último ano de seu contrato com o Lakers e, com certeza, seu futuro com o time permanece em aberto em meio aos rumores que o cercam. Aconteça o que acontecer e se ele explorar a agência livre, porém, muitos executivos e olheiros acreditam que Miami é um ótimo local para ele.

Como um executivo da Conferência Leste disse a Ric Bucher, da FOX Sports, “faz sentido” porque “Miami acredita que pode reabilitar qualquer pessoa”.

É claro que o interesse do Heat dependerá de como Kyle Lowry vai se apresentar para a equipe na próxima temporada. Se o veterano continuar lutando e não conseguir ajudar o Heat a competir pelo título, há uma boa chance de a franquia de South Beach considerar e apostar em outra estrela.

Não faz muito tempo quando Westbrook ainda estava tendo atuações de triplos-duplos monstruosos, porém, muitos analistas e especialistas da NBA compartilharam seu pessimismo sobre ele encontrar um papel na liga novamente se os Lakers o trocarem.

A temporada 2022-23 certamente será crucial para Westbrook. Além disso, mesmo que o Heat acredite que pode levá-lo de volta ao seu antigo domínio, ele tem que provar primeiro que ainda tem o que é preciso para competir pelo título no mais alto nível.

E se o Warriors tivesse trocado Stephen Curry com o Bucks?

Desde que foi selecionado na nona escolha geral de 2009, Steph Curry revolucionou a NBA com seu arremesso fora da curva. Essa habilidade o tornou quase indefensável e o levou a ganhar dois MVPs da liga e quatro campeonatos, todos com o Golden State Warriors. Apesar disso, o Warriors quase trocou Curry no início de sua carreira, não uma, mas duas vezes.

A primeira vez foi quando eles quase negociaram Curry com o Phoenix Suns na noite do draft. Isso renderia Amare Stoudemire ao time de San Francisco, mas eles sabiamente desistiram desse acordo.

A diretoria do Warriors quase o trocou novamente alguns anos depois, desta vez para o Milwaukee Bucks.

O Warriors queria Andrew Bogut e não estavam convencidos de que sua quadra de armação de Monta Ellis e Curry pudesse funcionar, então planejaram negociar Curry no acordo para conseguir Bogut. No último minuto, no entanto, o Warriors mudou de ideia e incluiu Ellis no acordo.

A decisão do Golden State Warriors mudou o cenário da NBA de maneira importante

Hoje é fácil dizer que uma equipe do Warriors construída em torno de Ellis não teria ido a seis finais da NBA e vencido quatro campeonatos, e provavelmente também não teria conseguido ter Kevin Durant em seu elenco. Durant só se juntou ao Warriors depois que o Oklahoma City Thunder perdeu para eles no jogo 7 das finais da Conferência Oeste de 2016.

Se Curry tivesse sido negociado com o Bucks, o Thunder provavelmente teria conquistado um título em 2016 e Durant poderia ter ficado em Oklahoma City com Russell Westbrook. O mesmo pode ser dito para o San Antonio Spurs e o Houston Rockets. Kawhi Leonard aparentemente deixou San Antonio em parte por causa de suas preocupações com a falta de poder do time, e ele provavelmente não teria forçado sua saída da cidade se Durant não se juntasse ao Warriors.

O Spurs venceu 67 jogos na temporada 2015-16, apenas para assistir um time que havia vencido 73 jogos assinar com Durant. Então, Curry, Durant e o Warriors varreram o Spurs nas Finais do Oeste no ano seguinte. Sem Curry, o Spurs poderia ter vencido o campeonato em 2017 e os Rockets em 2018.

Por outro lado, o Cleveland Cavaliers provavelmente teria vencido mais campeonatos, considerando que foi adversário do Warriors em quatro de suas seis aparições nas finais da NBA. O Cavs peredeu por 1-3 contra o Warriors liderado por Curry, e isso certamente contribuiu para a saída de LeBron James para o Lakers.

Se tivessem vencido dois ou três campeonatos, LeBron ainda poderia estar jogando em Cleveland e ter quatro ou cinco títulos.

Como a troca afetou os Bucks?

Embora as coisas tenham dado certo para Milwaukee, o time ainda provavelmente está se recuperando depois de concordar em retomar Ellis em vez de Curry. Ellis jogou apenas uma temporada e meia com a equipe antes de assinar com o Dallas. Se fosse Curry, o Bucks poderia ter se tornado o bicho papão do Leste ou talvez o Bucks não tivesse sido capaz de construir em torno de Curry da mesma maneira que o Warriors.

É difícil dizer se o Bucks conseguiria selecionar Khris Middleton, na escolha 39 geral em 2012, ou Giannis Antetokounmpo, 15º geral no Draft da NBA de 2013, ou se o time desenvolveria da mesma maneira. Há também a possibilidade de Curry ter deixado Milwaukee na primeira chance que tivesse.

Existem muitas hipóteses nesse cenário, mas, felizmente, o Bucks venceu um campeonato em 2021, tornando mais fácil esquecer a perda de um grande jogador. Na verdade, o time têm um deles em Antetokounmpo, e ele pode muito bem levá-los a mais títulos enquanto estiver por lá. No entanto, o Bucks pode ter que passar por Curry e o Warriors primeiro.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!