Russell Westbrook pode ser um jogador indesejado na liga no momento, mas há um time em que os executivos da NBA acham que ele se encaixaria bem: o Miami Heat.
O armador está no último ano de seu contrato com o Lakers e, com certeza, seu futuro com o time permanece em aberto em meio aos rumores que o cercam. Aconteça o que acontecer e se ele explorar a agência livre, porém, muitos executivos e olheiros acreditam que Miami é um ótimo local para ele.
Como um executivo da Conferência Leste disse a Ric Bucher, da FOX Sports, “faz sentido” porque “Miami acredita que pode reabilitar qualquer pessoa”.
É claro que o interesse do Heat dependerá de como Kyle Lowry vai se apresentar para a equipe na próxima temporada. Se o veterano continuar lutando e não conseguir ajudar o Heat a competir pelo título, há uma boa chance de a franquia de South Beach considerar e apostar em outra estrela.
Não faz muito tempo quando Westbrook ainda estava tendo atuações de triplos-duplos monstruosos, porém, muitos analistas e especialistas da NBA compartilharam seu pessimismo sobre ele encontrar um papel na liga novamente se os Lakers o trocarem.
A temporada 2022-23 certamente será crucial para Westbrook. Além disso, mesmo que o Heat acredite que pode levá-lo de volta ao seu antigo domínio, ele tem que provar primeiro que ainda tem o que é preciso para competir pelo título no mais alto nível.
E se o Warriors tivesse trocado Stephen Curry com o Bucks?
Desde que foi selecionado na nona escolha geral de 2009, Steph Curry revolucionou a NBA com seu arremesso fora da curva. Essa habilidade o tornou quase indefensável e o levou a ganhar dois MVPs da liga e quatro campeonatos, todos com o Golden State Warriors. Apesar disso, o Warriors quase trocou Curry no início de sua carreira, não uma, mas duas vezes.
A primeira vez foi quando eles quase negociaram Curry com o Phoenix Suns na noite do draft. Isso renderia Amare Stoudemire ao time de San Francisco, mas eles sabiamente desistiram desse acordo.
A diretoria do Warriors quase o trocou novamente alguns anos depois, desta vez para o Milwaukee Bucks.
O Warriors queria Andrew Bogut e não estavam convencidos de que sua quadra de armação de Monta Ellis e Curry pudesse funcionar, então planejaram negociar Curry no acordo para conseguir Bogut. No último minuto, no entanto, o Warriors mudou de ideia e incluiu Ellis no acordo.
A decisão do Golden State Warriors mudou o cenário da NBA de maneira importante
Hoje é fácil dizer que uma equipe do Warriors construída em torno de Ellis não teria ido a seis finais da NBA e vencido quatro campeonatos, e provavelmente também não teria conseguido ter Kevin Durant em seu elenco. Durant só se juntou ao Warriors depois que o Oklahoma City Thunder perdeu para eles no jogo 7 das finais da Conferência Oeste de 2016.
Se Curry tivesse sido negociado com o Bucks, o Thunder provavelmente teria conquistado um título em 2016 e Durant poderia ter ficado em Oklahoma City com Russell Westbrook. O mesmo pode ser dito para o San Antonio Spurs e o Houston Rockets. Kawhi Leonard aparentemente deixou San Antonio em parte por causa de suas preocupações com a falta de poder do time, e ele provavelmente não teria forçado sua saída da cidade se Durant não se juntasse ao Warriors.
O Spurs venceu 67 jogos na temporada 2015-16, apenas para assistir um time que havia vencido 73 jogos assinar com Durant. Então, Curry, Durant e o Warriors varreram o Spurs nas Finais do Oeste no ano seguinte. Sem Curry, o Spurs poderia ter vencido o campeonato em 2017 e os Rockets em 2018.
Por outro lado, o Cleveland Cavaliers provavelmente teria vencido mais campeonatos, considerando que foi adversário do Warriors em quatro de suas seis aparições nas finais da NBA. O Cavs peredeu por 1-3 contra o Warriors liderado por Curry, e isso certamente contribuiu para a saída de LeBron James para o Lakers.
Se tivessem vencido dois ou três campeonatos, LeBron ainda poderia estar jogando em Cleveland e ter quatro ou cinco títulos.
Como a troca afetou os Bucks?
Embora as coisas tenham dado certo para Milwaukee, o time ainda provavelmente está se recuperando depois de concordar em retomar Ellis em vez de Curry. Ellis jogou apenas uma temporada e meia com a equipe antes de assinar com o Dallas. Se fosse Curry, o Bucks poderia ter se tornado o bicho papão do Leste ou talvez o Bucks não tivesse sido capaz de construir em torno de Curry da mesma maneira que o Warriors.
É difícil dizer se o Bucks conseguiria selecionar Khris Middleton, na escolha 39 geral em 2012, ou Giannis Antetokounmpo, 15º geral no Draft da NBA de 2013, ou se o time desenvolveria da mesma maneira. Há também a possibilidade de Curry ter deixado Milwaukee na primeira chance que tivesse.
Existem muitas hipóteses nesse cenário, mas, felizmente, o Bucks venceu um campeonato em 2021, tornando mais fácil esquecer a perda de um grande jogador. Na verdade, o time têm um deles em Antetokounmpo, e ele pode muito bem levá-los a mais títulos enquanto estiver por lá. No entanto, o Bucks pode ter que passar por Curry e o Warriors primeiro.
Fique por dentro
NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs
NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic
Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson