Mesmo tendo continuado a ser uma presença para o Clippers durante a corrida da equipe até as finais da Conferência Oeste da NBA, parecia haver algo não muito certo na maneira como a equipe estava lidando com a lesão no joelho de Kawhi Leonard. A possibilidade de um retorno nunca foi descartada, mas parecia que o Clippers estava procedendo como se Leonard não estivesse condições de voltar durante os playoffs.
Na verdade, ele não voltaria, e agora sabemos por quê: Leonard sofreu uma ruptura parcial de um dos ligamentos do joelho e a equipe anunciou sua cirurgia para reparar a lesão nesta terça-feira. A equipe também disse que "não há cronograma" para o retorno de Leonard.
Leonard sofreu a lesão no dia 14 de junho, no quarto período da vitória do Clippers no Jogo 4 sobre o Utah nas semifinais da conferência. Na época, ele tinha um desempenho de outro mundo nos playoffs, com média de 30.4 pontos, 7.7 rebotes e 4.4 assistências em 11 jogos, com aproveitamento de 57.3 por cento no geral e 39.3 por cento da linha de 3 pontos.
Clippers manteve a realidade da lesão de Leonard em sigilo
Pouco antes do primeiro jogo do Clippers após a lesão de Leonard, o técnico Ty Lue indicou que havia uma chance de Leonard jogar novamente na pós-temporada. É provável, porém, que Lue e a equipe estivessem blefando em algum momento sobre Leonard, sabendo que ele precisaria de uma cirurgia no joelho.
Enquanto a estrela do Sixers, Joel Embiid, jogou através de uma ruptura do menisco durante os playoffs, isso é muito menos arriscado do que jogar uma ruptura do ACL. A equipe saberia que Leonard não voltaria assim que a ruptura no ligamento foi detectada.
Mesmo assim, a lesão foi mantida em sigilo. Para crédito do Clippers, o time respondeu bem, levando o Suns a seis jogos nas finais do Oeste.
Kawhi Leonard ainda espera explorar a agência livre nesta offseason
A grande questão agora é como a lesão afetará Leonard e o Clippers no futuro. É improvável que Leonard jogue toda a próxima temporada, já que ele vai precisar de tempo para se recuperar da lesão. Embora seja possível que ele precise de apenas seis meses para se reabilitar, liberando-o para um retorno por volta de janeiro, Leonard era conhecido em San Antonio por levar mais tempo que o normal para retornar de lesões mais complicadas.
Essa foi uma fonte de atrito entre Leonard e os Spurs que acabou levando a sua negociação para Toronto.
Não se espera que a lesão tenha impacto sobre a futura agência livre de Leonard. Ele tem uma opção de jogador para a próxima temporada e, embora a lesão possa parecer grave o suficiente para forçá-lo a reconsiderar a opção de não retornar ao Clippers, a história recente mostra que jogadores estrelas com lesões graves ainda são pagos.
Klay Thompson, do Warriors, assinou um contrato de cinco anos no valor de US$ 190 milhões em 2019, três semanas após rasgar seu ACL nas finais da NBA daquele ano. Kevin Durant, que rompeu o tendão de Aquiles nas mesmas finais, também recebeu um contrato máximo (quatro anos, US$ 164 milhões) três semanas após a lesão.
Leonard, é claro, está no mesmo nível que esses jogadores e, portanto, mesmo com a lesão e com a probabilidade de perder uma temporada inteira, receberá seu salário normalmente.
Leia na sequência
Sixers começa negociações por Ben Simmons
Fique por dentro
NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs
NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic
Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson