Espalhe por Whatsapp

NBA: Clippers revela finalmente o grave problema de Kawhi Leonard

Renato Campos
Renato Campos
14 de Julho

Mesmo tendo continuado a ser uma presença para o Clippers durante a corrida da equipe até as finais da Conferência Oeste da NBA, parecia haver algo não muito certo na maneira como a equipe estava lidando com a lesão no joelho de Kawhi Leonard. A possibilidade de um retorno nunca foi descartada, mas parecia que o Clippers estava procedendo como se Leonard não estivesse condições de voltar durante os playoffs.

Na verdade, ele não voltaria, e agora sabemos por quê: Leonard sofreu uma ruptura parcial de um dos ligamentos do joelho e a equipe anunciou sua cirurgia para reparar a lesão nesta terça-feira. A equipe também disse que "não há cronograma" para o retorno de Leonard.

Leonard sofreu a lesão no dia 14 de junho, no quarto período da vitória do Clippers no Jogo 4 sobre o Utah nas semifinais da conferência. Na época, ele tinha um desempenho de outro mundo nos playoffs, com média de 30.4 pontos, 7.7 rebotes e 4.4 assistências em 11 jogos, com aproveitamento de 57.3 por cento no geral e 39.3 por cento da linha de 3 pontos.

Clippers manteve a realidade da lesão de Leonard em sigilo

Pouco antes do primeiro jogo do Clippers após a lesão de Leonard, o técnico Ty Lue indicou que havia uma chance de Leonard jogar novamente na pós-temporada. É provável, porém, que Lue e a equipe estivessem blefando em algum momento sobre Leonard, sabendo que ele precisaria de uma cirurgia no joelho.

Enquanto a estrela do Sixers, Joel Embiid, jogou através de uma ruptura do menisco durante os playoffs, isso é muito menos arriscado do que jogar uma ruptura do ACL. A equipe saberia que Leonard não voltaria assim que a ruptura no ligamento foi detectada.

Mesmo assim, a lesão foi mantida em sigilo. Para crédito do Clippers, o time respondeu bem, levando o Suns a seis jogos nas finais do Oeste.

Kawhi Leonard ainda espera explorar a agência livre nesta offseason

A grande questão agora é como a lesão afetará Leonard e o Clippers no futuro. É improvável que Leonard jogue toda a próxima temporada, já que ele vai precisar de tempo para se recuperar da lesão. Embora seja possível que ele precise de apenas seis meses para se reabilitar, liberando-o para um retorno por volta de janeiro, Leonard era conhecido em San Antonio por levar mais tempo que o normal para retornar de lesões mais complicadas.

Essa foi uma fonte de atrito entre Leonard e os Spurs que acabou levando a sua negociação para Toronto.

Não se espera que a lesão tenha impacto sobre a futura agência livre de Leonard. Ele tem uma opção de jogador para a próxima temporada e, embora a lesão possa parecer grave o suficiente para forçá-lo a reconsiderar a opção de não retornar ao Clippers, a história recente mostra que jogadores estrelas com lesões graves ainda são pagos.

Klay Thompson, do Warriors, assinou um contrato de cinco anos no valor de US$ 190 milhões em 2019, três semanas após rasgar seu ACL nas finais da NBA daquele ano. Kevin Durant, que rompeu o tendão de Aquiles nas mesmas finais, também recebeu um contrato máximo (quatro anos, US$ 164 milhões) três semanas após a lesão.

Leonard, é claro, está no mesmo nível que esses jogadores e, portanto, mesmo com a lesão e com a probabilidade de perder uma temporada inteira, receberá seu salário normalmente.

Leia na sequência

LeBron James reage ao abuso racial sofrido por três jogadores da seleção da Inglaterra após derrota na Euro

Sixers começa negociações por Ben Simmons

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!