Quando a NBA anunciou que permitiria que as franquias vendessem espaços publicitários em seus uniformes, os debates foram muitos. Alguns contra, outros a favor da medida, invocando argumentos como a vulgarização das camisas, a renda extra que a venda de anúncios poderia trazer e a identidade das empresas escolhidas com as franquias e as comunidades onde estão inseridas.
Logo vieram os primeiros anúncios e modelos, e alguns foram melhores aceitos do que outros. Nenhum deles, no entanto, foi um casamento tão perfeito como o Milwaukee Bucks e a Harley-Davidson.
A Harley é um ícone das duas rodas, e uma marca conhecida globalmente. A fabricante de motos, estabelecida em Milwaukee desde 1903, é talvez a empresa mais famosa da cidade. Mais do que motocicletas, a gigante global vende estilo de vida. O usuário de seus produtos é visto como alguém livre, que vive uma vida de aventuras e pautada por suas próprias regras.
Essa é uma imagem que pode ajudar muito o Bucks, uma franquia que vem crescendo muito nos últimos anos, acompanhando o desenvolvimento do incrível Giannis Antetokounmpo, e em busca de seu lugar na elite da NBA em seus próprios termos.
Também é uma franquia que vem, cada vez mais, conquistando jovens torcedores, num movimento que a Harley-Davidson precisa desesperadamente conseguir entrar. O público da Harley está envelhecendo, e as novas gerações não parecem tão interessadas por motocicletas custom como seus pais e avôs foram. Os bens materiais são menos importantes para a geração dos millennials, que se preocupa mais com acumular boas experiências como sinal de uma boa vida, que podem incluir a paixão por um time de basquete em ascensão.
Sendo assim, dá pra dizer que este casamento entre Bucks e Harley-Davidson tem tudo pra dar certo. Um ícone das motocicletas se une a uma franquia tradicional do basquete, conectados pela paixão e dedicação por uma cidade orgulhosa de suas raízes. Um exemplo perfeito de como anúncios nos uniformes da NBA podem dar muito certo.
Fique por dentro
Steve Kerr abre o jogo e conta pior momento que viveu no Warriors
4 jogadores que teriam sido melhores para o Sixers do que Paul George
O que falta para o Lakers superar o Celtics e ser campeão da NBA