Os Los Angeles Clippers começarão a temporada regular com Kawhi Leonard fora de ação, enquanto ele continua se recuperando de uma inflamação no joelho direito, que foi reparado cirurgicamente.
O seis vezes All-Star da NBA está dando continuidade à reabilitação da inflamação que surgiu durante as fases finais da temporada regular 2023-24 da NBA e que tem sido difícil de eliminar.
Recuperação de Kawhi Leonard sofre retrocesso
Leonard foi afastado inicialmente para os playoffs da NBA quando a inflamação no joelho direito apareceu no início de abril e não diminuiu. Apesar de tentar jogar nas partidas 2 e 3 dos playoffs, Leonard visivelmente não estava saudável o suficiente para continuar jogando. Após um procedimento cirúrgico na offseason em maio, Leonard estava trabalhando para voltar a participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com a seleção dos EUA.
Isso foi de curta duração, no entanto, já que Leonard foi dispensado da equipe quatro dias após o início dos treinamentos do time em Las Vegas. O armador do Boston Celtics, Derrick White, foi nomeado como substituto de Leonard.
“Obviamente, ele foi liberado pelos médicos”, disse Lawrence Frank nos dias que antecederam o Media Day dos Clippers. “Eu o vi se preparando para isso, estive presente nos dois primeiros treinos. Fiquei realmente decepcionado por não darem a ele mais tempo... O inchaço diminuiu do jeito que esperávamos, mas demorou um pouco mais para o inchaço chegar ao ponto que está agora. Estou animado por isso ter acontecido e queremos manter as coisas assim durante o ano todo.”
Kawhi Leonard, que inicialmente era esperado para estar pronto a participar do training camp e da estreia da temporada dos Clippers, não participou de nenhum treino com o time enquanto continua a fortalecer o joelho direito.
Entre Leonard estar saudável o suficiente para vestir a camisa da seleção dos EUA e o Media Day dos Clippers, algo claramente não saiu conforme o planejado. O técnico Tyronn Lue explicou o que aconteceu entre esse período.
“Ele se sentia bem, parecia bem, o inchaço tinha diminuído”, disse Tyronn Lue. “Tudo estava indo na direção certa. Ele trabalhou muito para chegar a esse ponto e, uma vez que você começa a jogar, nunca se sabe o que vai acontecer. Mas achávamos que ele estava na posição certa para seguir em frente, e houve um retrocesso, então isso foi lamentável.”
Leonard não tem data de retorno definida
Leonard continua sem previsão de retorno ao time dos Clippers, o que tem sido a mesma mensagem desde o Media Day há três semanas.
“Sem previsão,” confirmou Lue. “Como dissemos desde o primeiro dia, vai levar um tempo. Ele vai progredir, está fazendo tudo certo, está trabalhando duro e está bem. Então, não há um prazo ou algo assim. Nada mudou desde o primeiro dia. Continuamos trabalhando para levá-lo ao ponto em que queremos. E até que ele esteja cem por cento e apto a jogar, sem nenhuma preocupação, vamos continuar no caminho em que estamos até agora.”
Sem Leonard por tempo indeterminado, Lue espera que os Clippers consigam se manter firmes.
“Acho que os caras entendem que vamos competir, jogar duro e vencer até que Kawhi volte. Vamos manter as coisas firmes até que ele retorne. E essa é a mentalidade deles. Por mais que Kawhi queira estar em quadra e com o trabalho duro que ele tem feito para chegar lá, vamos apoiá-lo até que ele esteja de volta. E essa é a nossa mentalidade.”
Kawhi Leonard conversou com a imprensa em Honolulu, onde disse que seu retorno e progresso não dependem de um único movimento ou sensação.
“Não se baseia realmente em como eu estou me sentindo”, explicou Kawhi Leonard. “É mais ouvir os médicos e ver o que posso fazer para evitar o que eu tenho feito, porque tenho feito muita coisa. Muitas coisas que provavelmente me levaram a estar onde estou agora.”
Por enquanto, espera-se que os LA Clippers comecem com James Harden e Norman Powell nas posições de armador, ao lado de Terance Mann, Derrick Jones Jr. e Ivica Zubac no garrafão.
Os Clippers começarão a temporada contra o Phoenix Suns no dia 23 de outubro, que será o primeiro de uma sequência de seis jogos em que enfrentarão cinco times com aspirações de playoffs na Conferência Oeste: Suns, Denver Nuggets, Golden State Warriors e Oklahoma City Thunder.
Fique por dentro
Lesão de Jayson Tatum pode mudar o futuro da NBA e dos Celtics
Warriors fora dos playoffs: o que muda para Curry e Butler?
Por que Cooper Flagg é a melhor notícia para o Mavericks desde Luka Doncic