Espalhe por Whatsapp

Designer recria identidade de times da NBB

Renato Campos
Renato Campos
04 de Abril

Você já esta acostumado a ver dezenas de trabalhos gráficos de designers de todos os cantos, redesenhando as identidades dos times da NBA. Hoje, pela primeira vez, apresentamos o excelente trabalho de um designer de Belo Horizonte, criado em São Paulo, que resolveu dar nova cara a cinco times representantes da nossa NBB. 

Daniel tem 24 anos e está no último ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Cásper Líbero. Apaixonado por desenho desde criança, ingressou no mundo do design gráfico aos 15 anos quando fazia kits de futebol. Daniel conta que se aprofundou no basquete depois de ter estagiado na Liga Nacional de Basquete e nos últimos anos perceber que as equipes passaram a se preocupar mais com a parte de marketing e comunicação.

Detalhadamente, o designer explica o conceito de cada um dos modelos propostos. 

Saca só!

Clube de Regatas do Flamengo (RJ)

O Flamengo é atualmente a equipe mais vitoriosa do basquete brasileiro, tendo conquistado nada menos do que as últimas quatro edições do NBB, além de uma Liga das Américas e o Mundial de Clubes FIBA em 2014. É a equipe brasileira que mais enfrentou times da NBA, tendo jogado contra Memphis Grizzlies, Phoenix Suns e Orlando Magic. Para simbolizar a imponência da equipe rubro-negra em quadra, nada melhor que o próprio mascote da equipe, o urubu, que aparece com olhar sério e em posição de ataque. A estrela dourada representa o título Mundial de 2014, conquistado no Rio de Janeiro contra a equipe israelense do Maccabi Haifa.

Um logo secundário também foi criado para ser usado exclusivamente pela equipe de basquete, que já possui uma identidade própria e consegue caminhar sem o auxílio do futebol. O logo em questão é uma homenagem ao Rio de Janeiro, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor ao fundo. Para não descaracterizar o clube, o formato do escudo da equipe foi utilizado.

Image title

Image title

Image title

UNICEUB/Cartão BRB/Brasília (DF)

A equipe da Capital do país soma 3 títulos do NBB e uma grande rivalidade com o Flamengo. Fruto de um projeto ousado que levou grandes nomes da modalidade para o cerrado como Nezinho, Alex Garcia e Guilherme Giovannoni, o Brasília é uma equipe que impõe muito respeito, tanto no campeonato nacional quanto nos torneios continentais. Seu mascote é um dos principais canídeos da fauna brasileira, o Lobo Guará. Atualmente o logo usa apenas o rosto do mascote e não tem o nome da equipe, optei por dar ao animal, um olhar mais agressivo e mostrar seu corpo inteiro. O logo secundário apresenta apenas a cabeça do lobo guará e as estrelas dos principais títulos da equipe.

Image title

Image title

Image title

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA (RJ)

O Vasco foi uma das principais forças do basquete brasileiro na década de 90, contando com craques como Charles Byrd, Helinho, Chuí, Sandro Varejão, Rogério Klafke e o comando de Hélio Rubens. Além disso, foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA, em 1999 quando enfrentou o San Antonio Spurs na final do McDonald's Championship. Eurico Miranda, presidente cruzmaltino, responsável pelo esquadrão que dominou o país nos anos 90, fez questão de reativar o time profissional e agora contará com bons nomes como Murilo Becker, Nezinho, Robby Collum e Bruno Fiorotto. O logo criado é redondo, assim como os primeiros escudos do time e traz no centro, a figura do explorador português, Vasco da Gama, que dá nome ao time. Em seu peito, ele carrega a tradicional cruz de malta.

O logo secundário é simples, uma bola de basquete com o chapéu utilizado pelos navegadores portugueses e com a cruz de malta estampada.

Image title

Image title

Image title

Mogi das Cruzes (SP)

Uma das equipes que mais cresceu nos últimos anos e que investiu pesado em jogadores que chegaram aclamados pela torcida, como os norte-americanos Shamell Stallworth, Tyrone Curnell e Larry Taylor. Além deles, os brasileiros Jimmy, Gérson, Filipin também são queridos pela fanática torcida do time. O mascote da equipe é um felino típico da fauna do estado de São Paulo, a Jaguatirica, foi preciso deixar seu visual mais agressivo para impor o mesmo respeito que o time impõe quando manda seus jogos no caldeirão Hugo Ramos.

Image title

Associação de Basquete Macaé (RJ)

Outra equipe que ganhou o coração dos moradores de sua cidade foi o Macaé, representando o litoral fluminense. Durante os playoffs da temporada 2014/2015, seu ginásio, o Juquinha, se tornou um verdadeiro inferno e o time conseguiu resultados expressivos contando ainda com o armador norte-americano Jamaal Smith. O logo foi inspirado na principal atividade econômica da cidade, a extração de petróleo, suas cores foram escurecidas e dão enfâse principal ao azul com diferentes tons.

Image title

Image title

Conheça um pouco mais do trabalho do Daniel Gama

Fique por dentro

31 camisas iradas da NBA criadas por designer

NBA: Clippers revela nova camisa City Edition para 2020-21

Atlanta Hawks homenageia Martin Luther King Jr. com novos uniformes alternativos

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!